fbpx
Nenhum comentário

Pastor Alemão: tudo o que você precisa saber sobre a raça!

Companheiros, fiéis e superprotetores. Não é à toa que a raça está entre as mais populares entre as famílias de todo o mundo, conforme aponta a pesquisa de American Kennel Club (AKC). Segundo a organização, o pastor alemão ocupa o quarto lugar na lista de popularidade das raças. Vamos então descobrir um pouco mais sobre as características desse parceiro incomparável, além de curiosidades e cuidados essenciais com a raça! 

Característica físicas do Pastor Alemão 

O cão pastor alemão possui porte físico atlético e vigoroso, com membros musculosos e potentes, o que faz com que o cão se destaque fisicamente. Sua pelagem dupla pode ser longa ou baixa e as cores variam bastante, podendo apresentar pelos nas cores preta, marrom, dourado, amarelado ou acinzentado. Porém uma característica é padrão entre os cães da raça: a presença de um pelagem preta em suas costas, fazendo com que seja também conhecido como Pastor Alemão Capa Preta.

Sua presença é inconfundível, onde apresenta sempre uma expressão alerta e gentil, com suas orelhas eretas e pontudas e intensos olhos amendoados. Geralmente pesam cerca de 40kg e possuem, em média, 65 cm de altura. 

Personalidade do Pastor Alemão 

Assim como diversos cães de porte grande, o pastor alemão leva a fama de ser um cachorro bravo e potencialmente agressivo. Porém, isso não é verdade! 

Além de ser importante lembrar que a raça não determina a personalidade de um cão, como aponta o estudo realizado pela Universidade de Massachussets, o porte imponente não é o melhor indicativo de que é preciso tomar cuidado com a raça. 

Os pastores alemães são cães muito carinhosos, curiosos e tendem a ser muito protetores de sua família, por isso, ao conhecer um novo humano ou animal, ele pode ter uma postura mais desconfiada, mas se for socializado da maneira correta, o animal se adaptará muito bem a outros seres. Além disso, a raça é conhecida por se dar muito bem com crianças

Por ser um cão com alto nível de energia e inteligência, é essencial que atividades físicas e mentais diárias sejam realizadas, a fim de fazer com que o cão não fique ansioso ou estressado que, por sua vez, pode levar a comportamentos de mordedura (de objetos, móveis, etc). 

Como veremos adiante, o pastor alemão ocupa o 4º lugar no ranking mundial de inteligência canina, assim, a raça tem forte tendência a obediência de comandos. Ou seja, treiná-los deve ser uma atividade fácil, desde que seja feita desde pequenos e com consistência. 

Treinamento e socialização do Pastor Alemão 

Pense em todos os cães policiais que você já viu em sua vida. Qual é a primeira raça que vem à sua mente? Provavelmente, você pensou em um pastor alemão! 

Isso acontece porque, de fato, a raça é muito frequentemente utilizada para trabalhos de guarda e investigação, como apreensão de drogas ou detecção de explosivos, dada a sua altíssima capacidade de obediência e facilidade de adestramento

Assim, começar o treinamento desde cedo com o seu pastor alemão vai garantir anos de muita tranquilidade em relação ao comportamento de seu cão dentro e fora de casa. Vale lembrar que a raça é altamente prestativa e parceira, assim recorra sempre a reforço positivos com a raça.

Algo importantíssimo a se considerar durante o processo de adestramento do pastor alemão é a sua socialização. Popularmente, entende-se que a raça não possui muita facilidade de interação com animais e humanos que não pertencem à sua família e rotina. Assim, é essencial socializar o animal desde filhote, buscando variar entre a socialização dentro e fora de casa para que o cão se acostume com diversos estímulos ambientais e sociais. 

Cuidados essenciais com o Pastor Alemão

De maneira geral, os cães da raça Pastor Alemão são muito saudáveis sem muita predisposição genética a problemas de saúde. É essencial, porém, realizar exames regulares para acompanhamento de sua estrutura óssea, já que a displasia do quadril e do ombro são registradas com frequência nas visitas da raça ao veterinário. 

Em relação aos cuidados diários com o peludinho, é importante ter em mente que a escovação será um hábito indispensável quando se trata da raça. Isso acontece porque o pastor alemão possui dupla camada em sua pelagem, fazendo com que solte muito pêlo durante todo o ano. 

A raça não necessita de banhos muitos frequentes, geralmente quando estão sujos ou exalando odor mais forte. Os últimos passos no cuidado com a sua higiene são a higiene bucal e a manutenção de suas unhas. Mantenha sempre as unhas do seu pet bem aparadas e escove os dentes diariamente com os produtos indicados para o animal. 

A alimentação do Pastor Alemão também precisa ser combinada com cuidado com o médico veterinário do cão, pela raça ter alto consumo de calorias dada sua rotina mais ativa (conforme recomendado). De maneira geral, recomenda-se sempre a escolha por ração premium, super premium ou superior.

Curiosidades sobre o Pastor Alemão

1 – A raça ocupa o 3º no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, de acordo com o renomado pesquisador e professor Stanley Coren conforme expõe em seu livro “A inteligência dos cães”. Assim, o pastor alemão faz parte da categoria dos cães mais brilhantes que são capazes de entender um comando com menos de 5 repetições e tendem a repeti-lo corretamente 95% das vezes. 

2 – Os pastores alemães surgiram graças ao capitão Max Von Stephanitz, da cavalaria alemã que observou o potencial de cães de pastoreio de fazendeiros e decidiu criar a sua própria raça.

3 – A raça é considerada de pastoreio! Assim, o seu pastor alemão possivelmente apresentará comportamentos típicos dos cães da categoria, como alta energia, inteligência e até mesmo a tendência de pastorear os seus donos, como andar na liderança continuamente olhando para trás para garantir que você o está seguindo. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a raça pastor alemão, que tal garantir um plano de saúde para o seu próximo companheiro? É rápido, fácil e sem burocracias. Conheça hoje os planos de saúde para cães e gatos da Dr Pet

você pode gostar também
Tags: , , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu