Estímulos para uma boa saúde mental do pet

Menina beijando cãozinho

Imagem por Pexels

Durante esse período de isolamento social, a presença de pets em casa tem ajudado muitas pessoas a passarem por esse momento de maneira mais tranquila e alegre. Porém, a mudança repentina não só afetou o nosso comportamento, como também afetou o dos nossos animais.

Além de prover a necessidades básica para nossos cães e gatos é preciso entender as necessidades psicológicas de nossos pets. A alteração na rotina do pet pode acarretar em mudanças comportamentais como falta de apetite, muitas horas de sono, crises de agressividade e latidos em excesso, sendo sinais claros que seu pet está estressado.

Fazer com que nossos amigos se sintam felizes e tenham uma boa saúde mental é um desafio, mas não é impossível. Para tanto, tomar algumas medidas e cuidados diários ajudam manter nossos amigos saudáveis.

  • Exercícios diários

A prática de atividades diárias é necessária para que o pet possa gastar a energia acumulada, de modo que ele não desconte nos móveis, plantas e objetos de sua casa.

No momento, os passeios e voltas na parque estão sendo evitados, por isso realize as atividades dentro de casa. Separe uma hora do home office para brincar com seu pet, monte um circuito com brinquedos, garrafas pets e cordas. E se sair para passear, evite os horários mais quentes dos dias, leve água para manter o pet hidratado e na volta, higienize as patas com água e sabão.

  • Realize o adestramento em casa

Diversas situações do dia a dia estão relacionadas ao que o pet faz ou deixa de fazer, por isso é essencial adestra-lo. O aprendizado de comandos e ações evitando problemas de mau comportamento e hábitos ruins no futuro. Aproveite esse tempo em casa e separe um tempo para treinar seu amigo.

  • Oferece uma alimentação de qualidade

Na hora de escolher a ração e petiscos, deve ser levado em conta o peso, a idade, o metabolismo e os níveis de atividades para determinar um cardápio que atenda às necessidades nutricionais do pet. Afinal, uma alimentação balanceada e equilibrada é a chave para uma vida saudável e também é um fator determinante na prevenção e tratamentos de doenças.


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.


Referências:

Bem-Estar animal: Conceitos, Importância e Aplicabilidade para animais de companhia e de produção (link)

Bem Paraná – Quarentena pode causar ansiedade e depressão em animais de estimação (link)

Portal do Dog – Saúde mental dos cães o que considerar (link)

banner cta

Deixe um comentário