fbpx
Nenhum comentário

Tipos de Ração para Cachorro: Standard, Premium, Super Premium e muito mais

Quando temos um cachorro é natural querermos sempre o melhor para eles. Para isso, é essencial que você saiba dar o tipo de ração adequada para as necessidades do seu pet. Confira quais são os tipos principais que existem na atualidade e a diferença de cada um deles.
Descubra os tipos de ração para cachorro!

Quando criamos um pet pela primeira vez é comum ficar confuso quanto à alimentação do mesmo. Já que desde o primeiro mês até a idade adulta, é essencial que o cachorro receba todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento. Os cachorros de raças maiores costumam consumir em maiores níveis dos mesmos e , enquanto os menores não precisam de tanto para se manterem saudáveis.

As rações para cachorro podem ser úmidas, secas, standard, premium, high premium e super premium. No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre cada uma delas para que você tire as suas conclusões e ofereça uma alimentação balanceada para o seu cachorro. Confira abaixo!


Tipos de ração para cachorro
As rações costumam oferecer toda a nutrição que o seu cachorro precisa através de macro e micronutrientes. Por isso, é essencial que você siga a recomendação de quantidade diária do veterinário e ofereça um alimento de qualidade comprovada. Antes de tudo, confira as 10 melhores rações para cães de 2022, onde estão listadas as opções mais recomendadas.
Abaixo falaremos sobre as diferenças dos principais tipos de ração do mercado. Confira!

Ração Standard
Os cães são animais da família Canidae e da ordem Carnívora. Por isso, o ideal é que a alimentação seja rica em proteínas de origem animal. A ração do tipo standard é comum e possui em sua composição menos proteína animal do que o recomendado. Assim, a quantidade de proteína é compensada com a vegetal. O problema é que ela é pouco absorvida pelo organismo, necessitando de maiores quantidades.

Nesse caso, o ideal é que a alimentação seja complementada com algum tipo de vitamina, ração úmida ou proteínas animais, como carne, frango ou peixes. O médico veterinário especializado em nutrição deve ser consultado para indicar o melhor tipo de suplementação para o seu pet.

Ração Premium
A ração premium é uma das mais populares e recomendadas entre tutores, pets e veterinários. Essa ração equilibra a nutrição ideal e a econômica em um só produto. Esse tipo de ração costuma possuir um teor maior de pureza, além de maior quantidade de proteína de origem animal.

Como esse tipo de proteína possui maior digestibilidade, diminui a quantidade de ração necessária para o consumo do cão, mas do mesmo modo, é necessário um controle maior de quantidade de ração diária em comparação ao standard, pois o seu excesso pode levar o cão ao sobrepeso. É o tipo de ração recomendado para tutores que querem dar uma alimentação acima da linha básica para o seu pet.

Ração High Premium
A ração high premium é um tipo produzido com matéria-prima ainda mais selecionada. Além disso, a proteína de origem animal possui boa digestibilidade e uma nutrição apropriada para os cachorros. Os tutores costumam preferir essa ração por possuir um valor inferior ao da ração super premium.

O maior destaque dessas rações é o fato de quase nunca possuir corantes artificiais e frequentemente possuir suplementos e vitaminas que melhoram a saúde e nutrição animal. Como exemplo temos o ômega 3, a condroitina, prebióticos, entre outros.

Ração Super Premium
A ração super premium é um dos alimentos mais completos e saudáveis para oferecer ao seu cachorro. Ela é feita com alimentos selecionados, com composição livre de corantes artificiais e transgênicos. Esse tipo de ração fornece maior quantidade de energia mesmo em pequenas porções.

Os alimentos são balanceados e você consegue perceber a diferença no primeiro mês. As rações super premium conseguem fazer grande diferença na saúde da pele e dos pêlos, unhas, olhos e até mesmo fezes do seu cão.

Ração Super Premium Natural
Não é novidade que quanto mais naturais os alimentos, melhor. E quando se trata de rações para cachorro não é diferente. Por isso, se a ração super premium é boa, a super premium natural é ainda melhor.

As grandes marcas têm apostado cada vez mais em rações super premium naturais para cachorro. Assim, em geral, os seus nutrientes provêm de alimentos naturais, além de manter uma qualidade superior. Essa é a ração ideal para quem deseja nutrir muito bem o seu cachorro de dentro para fora melhorando a sua saúde em todos os aspectos.


Como escolher a melhor ração para o cachorro
Muitos tutores ficam na dúvida de como escolher a melhor ração para o seu cachorro. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais sobre como escolher a melhor ração para o seu cachorro. Confira abaixo e siga todas as nossas dicas.

Escolha a melhor ração entre a seca e úmida
Muitos tutores consideram apenas a ração seca como opção para o seu cachorro. Mas além dela, existe ainda a ração úmida. É necessário saber as necessidades do seu cachorro para escolher os momentos certos para cada uma. Em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário especialista em nutrição animal.

A ração seca é a mais comum durante toda a vida do cachorro. Entretanto, existem momentos específicos como a velhice e as primeiras semanas de vida em que o cachorro pode se adaptar melhor à ração úmida por causa da dentição. Ela também é recomendada para cachorros com predisposição a problemas renais, em períodos pós-cirúrgicos e aqueles que bebem pouca água, já que a principal diferença entre as rações é a quantidade de água nas mesmas. As rações úmidas também podem ser utilizadas como ótimos petiscos, pois tendem a serem mais saborosas que as secas.

Escolha a melhor ração de acordo com a idade do cachorro
A idade do cachorro é essencial na hora de escolher a melhor ração. Pois, de acordo com essa informação você pode escolher entre seca e úmida, super premium ou standard, entre outros fatores. Como falamos acima, as rações úmidas são indicadas para filhotes novos e idosos. Um exemplo a ser utilizado é para fazer a transição do desmame para a ração seca.

Enquanto isso, a ração seca pode ser oferecida ao longo de toda a vida. Entretanto, nos dois casos deve ser observado se a ração é recomendada para filhotes ou adultos. Pois, os cães filhotes necessitam de muito mais nutriente por estarem em fase de crescimento, caso não se alimente adequadamente, pode ter problemas de desenvolvimento. Em contrapartida, a ração de filhote quando oferecida para cães adultos pode fazer com que engordem excessivamente, causando obesidade, portanto tome cuidado!

Caso você esteja em dúvidas sobre qual a melhor ração para filhotes, dê uma olhada nas opções apresentadas em as 10 melhores rações para cachorro filhote de 2022.

Evite corantes e aromatizantes na fórmula
Os corantes e aromatizantes na maioria das vezes são adicionados de forma química e muitas vezes o organismo do cachorro sofre para processá-los. Por isso, o recomendado é sempre priorizar as rações mais naturais possíveis e sem corantes e aromatizantes na fórmula.
Caso tenha dúvidas se a ração que o seu pet come tem corantes e aromatizantes você pode conferir na embalagem ou site do fabricante. Se certifique de que a ração não seja colorida.

Escolha o melhor ração de acordo com o porte do cachorro
Hoje em dia, é muito comum que você encontre rações para cachorro de acordo com o porte do mesmo. Afinal, os cachorros de porte grande se alimentam em maior quantidade e possuem mais energia. Por isso, as rações específicas para eles podem conter ingredientes que aumentam a energia e fortalecem os músculos e articulações.

Por exemplo, muitas rações para cachorros de porte grande possuem condroitina e glicosamina. Esses ingredientes combinados ajudam a regenerar e amortecer as cartilagens para que os cachorros sofrem com menor impacto e tenham uma melhor qualidade de vida.

Pense em investir em ração específica para a raça
Algumas raças de cachorro possuem pré disposição específicas. Alguns para obesidade, outros para doença oftalmológica, alergias ou até mesmo desgastes nas cartilagens. Pensando nisso, muitas marcas desenvolvem rações específicas para raças focando nos maiores problemas em comum. Assim, através da nutrição balanceada é possível evitar o problema.

Vale ressaltar que quanto mais específica a ração se limite melhor. Ou seja, as rações para raças pequenas são melhores do que aquelas para todas as raças. Porém, uma ração específica para a raça Pug, terá um efeito ainda mais benéfico.

Confira o sabor da ração
Por último, mas não menos importante, é verificar o sabor da ração escolhida para o seu cachorro. Afinal, sabemos que o nosso pet sempre tem preferência por algum alimento. Entretanto, procure sempre variar para manter uma dieta equilibrada. Os sabores da ração para cachorro mais comuns são as de frango, carne, salmão ou ainda arroz.

Mas, existem opções naturais muito interessantes que podem surpreender a você e ao seu cachorro. Algumas delas são a abóbora, a semente de linhaça, o brócolis, entre outros alimentos. Vale a pena adquirir para melhorar a nutrição do seu cachorro e para ele poder experimentar.

Escolha o melhor tipo de ração para o seu cachorro!
A escolha do melhor tipo de ração para o seu cachorro pode ser muito mais simples quando você entende quais são os tipos de ração e como escolher as mesmas. Com esse artigo você não só aprendeu a como escolher o melhor produto para você e o seu cachorro, mas também conheceu as rações do tipo standard, premium, high premium, super premium e super premium natural.

Então não perca mais nenhum minuto e faça a escolha do produto que mais atenda às necessidades do seu cão. Não se esqueça de considerar se a ração para cachorro é seca ou úmida, a idade do seu cão, os corantes e aromatizantes da fórmula, o porte do cachorro, a raça e por fim, o sabor da ração.

 Acesse Portal Vida Livre para conhecer mais dicas de como escolher produtos para pets.

banner cta
você pode gostar também
Tags: , , , , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu