Treinar um cachorro nem sempre é fácil. Mas estamos aqui para te ajudar com um guia básico de como começar o adestramento do seu cãozinho.

Os primeiros meses de vida dos nossos animais de estimação são importantíssimos para que eles se tornem bichinhos sociáveis e não desenvolvam comportamentos indesejados (SIM, estamos falando de comer os nossos chinelos novinhos)! 

Reforço positivo, sim, senhor… SEMPRE! 

Vamos começar do básico: não existe treinamento CORRETO e viável sem o reforço positivo. Esse método consiste em premiar o cão com petiscos, palavras de afirmação e/ ou carinho a cada comportamento certo do nosso amigo!

Ou seja, se o seu filhote fez xixi no lugar errado, nada de reprimi-lo! Ao invés disso, você deve levá-lo ao tapetinho, jornal ou gramado e, logo depois dele fazer xixi por lá, recompensá-lo com o seu petisco favorito! 

Constância, constância e constância!  

Você já fez um exercício de matemática mega complicado, acertou o resultado, mas ficou tanto tempo sem ouvir falar naquele assunto que se esqueceu de como fazer? Pois é, nós também! 

O mesmo acontece com os cachorros, se eles não são constantemente incentivados a fazer o que é certo! Assim, no processo de adestramento do seu cãozinho, foque sempre em usar as mesmas palavras e gestos de reforço SEMPRE que ele agir de acordo com o desejado. 

Ei, desliga a TV!

Um ambiente tranquilo e sem distrações é importantíssimo para que o seu doguinho absorva e responda adequadamente aos seus comandos. Então, evite começar um dia de treinamento com ele agitado, perto de fontes de barulho ou desatenção, como televisão, a rua e outros cachorros. Então, é para pausar a Netflix, hein? 

Respeite o ritmo do doguinho, poxa! 

Nem sempre podemos dar o nosso melhor e os filhotes não são diferentes. Se você perceber que o seu cão está cansado, distraído ou estressado, que tal deixar o treinamento para outra hora? Queremos que a sua experiência durante o adestramento seja a MELHOR possível para que ele ative boas memórias e sensações ao botá-lo em prática! Então, se você notar algum desses comportamentos, pode dar o play na Netflix e continuar a sua série abraçadinha com seu pet! 

Devagar e sempre! 

Seguindo esse guia básico, com paciência e frequência, você e seu pet vão curtir uma vida toda de muitos momentos divertidos e tranquilos juntos.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.