Comportamento típico dos lobos, uivar também é uma ação natural em cachorros e pode acontecer por diversos motivos. Então, se você possui um cachorro que está mais “falante” do que o normal em casa, hoje trouxemos algumas razões que podem estar provocando esse comportamento em seu peludinho. 

Uma herança genética de seus ancestrais

Os lobos vivem em matilhas de cerca de 6 a 10 membros, o que indica que os canídeos são animais com tendências sociáveis e de cooperação. Assim, naturalmente ao longo da evolução, eles precisaram desenvolver formas de comunicação entre si, como o uivo, para interagirem da melhor forma uns com os outros. 

O som alto e longo do uivo do lobo pode alcançar até 16 km em áreas abertas e sem vegetação e ele tem como objetivo possibilitar a comunicação interna da alcateia ou externa com alcateias rivais, por exemplo.

Por meio das observações de biológicos estudiosos de lobos, entendeu-se que a espécie uiva para reivindicar territórios, informar a sua localização e até mesmo demonstrar afeto com os lobos de sua matilha. 

Assim, como os cães possuem como ancestrais diretos os lobos, eles herdaram tais características geneticamente que se expressam mais em algumas raças – como o Husky – e menos em outras. 

Confira alguns motivos que podem levar um cão de estimação a uivar. 

Comunicação à distância

Assim como seus ancestrais, os cachorros utilizam o uivo como uma ferramenta de comunicação quando não há contato visual com aquele com quem se comunicar, seja ele cão ou humano. Quando o animal uiva, o timbre de sua voz se amplifica e ele pode ser ouvido de longas distâncias. 

Raças como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska são tipicamente conhecidas por optar por uivar a latir quando desejam interagir com um membro da família. 

Presença de cadelas no cio 

Outro fator que pode levar os cães machos a uivarem é a presença de uma cadela no cio. O odor exalado pela fêmea se espalha pelos ares e pode ser captado pelos machos mais distantes. 

Alívio do tédio e solidão 

Muitos cães que passam o dia sozinhos tendem a uivarem com frequência para aliviar o tédio e a solidão de um lar vazio. De maneira geral, os cachorros não devem passar muitas horas sem companhia e supervisão, porque podem não só desenvolver comportamentos como esse, mas também podem apresentar casos de ansiedade e depressão. 

O seu cão pode só estar contente! 

Assim como os seus ancestrais demonstravam afeto através dos uivos, os cães também utilizam desse comportamento para expressar emoções positivas, como a felicidade de reencontrar o seu tutor após um dia de trabalho! 

O que fazer quando o cão está uivando? 

Se o seu cachorro está uivando muito, é importante ficar atento para os momentos em que esse comportamento é mais frequente a fim de mapear se é uma causa física ou comportamental que leva o animal a uivar. 

No caso de um motivo físico, é importante levar o seu pet ao veterinário para realizar exames gerais e garantir que a sua saúde esteja em boas condições. 

Já se o pet se mostrar saudável, o adestramento positivo é a melhor maneira de fazer com que o peludinho uive com menos frequência! 

Curtiu as dicas? Se inscreva em nossa Newsletter para receber mais conteúdos como esse! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.