Diferente das fêmeas felinas, o ciclo das cadela é um processo diversificado. O ciclo sexual de uma cadela tem 4 fases. O cio é a fase mais importante, pois é quando está apta à procriação.

Inchaço da vulva, sangramento ou aumento na frequência de urina são os sintomas mais comuns. Geralmente, uma cadela entra em seu primeiro cio entre 6 e 8 meses e o ciclo ocorre em uma periodicidade de 6 em 6 meses. É contraindicado cruzar no primeiro cio, pois o animal ainda é muito pequeno e pode acarretar em diversas doenças.

Pode acontecer de uma cadela ter um cio silencioso, ou seja, não apresenta nenhum motivo físico ou comportamental. Mas nesse período é muito comum o comportamento mudar. Pode passar a chorar mais, pedir mais carinho e ficar mais agitada.

Há muitas dúvidas sobre passear e dar banho nessa fase, o que, na verdade, não tem problema nenhum, se tomar os devidos cuidados. Para passear com seu pet, o ideal é ficar de olho e não deixar nenhum outro cão chegar perto. Já o banho, o ideal seria esperar o sangramento diminuir, mas como uma questão de durabilidade da higienização.

Para interromper o cio o ideal é a castração. Existem medicamentos que interrompem, mas há alta probabilidade de desenvolver câncer. O procedimento não engorda o animal e nem o deixa preguiçoso.

Paciência, amor e carinho em dobro é a chave para cuidar de seu pet nessa fase. Lembrando que o acompanhamento do médico veterinário é crucial!


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[hubspot type=form portal=6241506 id=154db7de-8fde-495d-a354-f38601ef2eb1]


[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””] http://www.euamocaes.com/2011/05/o-cio-em-cadelas-explicacao-e-duvidas.html        http://www.blogdocachorro.com.br/12-perguntas-sobre-cadela-no-cio/ http://www.dogbreedinfo.com/breedingheat.htm       http://www.caesonline.com/quanto-tempo-dura-o-cio-de-uma-cadela/      http://www.encontrospet.com.br/blog/cachorra-no-cio-cuidados-sintomas/[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.