Se você é tutor de um cão, provavelmente já recebeu muitas lambidas amorosas do seu peludo. Os cães têm o hábito de lamber seus tutores e isso pode acontecer em momentos muito variados, como quando você chega em casa, quando está assistindo TV ou até mesmo quando está dormindo. 

Mas, afinal, por que os cães lambem seus tutores? Nesta matéria, vamos explorar as possíveis razões por trás desse comportamento tão comum e adorável dos nossos melhores amigos.

Não uma ou duas… Mas várias razões para seu cão te lamber

Existem diversas razões pelas quais os cães lambem seus tutores. A lambida é uma forma de comunicação entre os cães e é um comportamento natural e instintivo para eles. Algumas das possíveis razões pelas quais os cães lambem seus tutores são:

Expressar afeto 

Quando um cão lambe seu tutor é como se ele estivesse dizendo: “Eu te amo!“. A lambida é uma forma muito comum de demonstração de afeto nos cães, se conectando emocionalmente com seus tutores e mostrando o quanto são gratos por todo o carinho e cuidado que recebem.

Se comunicar ou chamar atenção 

Os cães são excelentes comunicadores e a lambida pode ser uma forma de transmitir mensagens importantes para seus tutores. Quando um cão lambe seu tutor, ele pode estar tentando dizer algo como: “Estou com fome”, “Quero brincar” ou “Preciso sair para fazer xixi”. Para os cães, a lambida é uma forma de chamar a atenção dos seus tutores e comunicar suas necessidades. É importante estar atento aos sinais que o seu cão está transmitindo ao lamber, pois pode ser um pedido de ajuda ou de cuidado. 

Colher informações

A língua dos cães é uma ferramenta poderosa que os ajuda a explorar o mundo ao seu redor. Quando eles lambem seus tutores, eles podem estar explorando novos cheiros e sabores, especialmente em áreas com pele fina e glândulas sebáceas, como o rosto e as mãos. Além disso, as lambidas dos cães são uma forma de coletar informações sobre seus tutores, como por onde andaram, com quem estiveram e quais objetos tiveram contato. Por isso, quando um cão conhece alguém novo, é comum que ele queira “dar beijinhos” para aprender mais sobre seu novo amigo.

Reconhecimento de matilha 

A lambida é um comportamento natural dos cães, especialmente dos filhotes, que lambem para reconhecer os membros de sua matilha. Além disso, as mães lambem seus filhotes para deixar seu cheiro na ninhada e serem reconhecidas por eles. Esse comportamento é uma forma de comunicação entre os cães, que usam o olfato e o paladar para se comunicarem uns com os outros e estabelecerem suas hierarquias sociais.

É importante ficar atento! 

No entanto, é importante observar o comportamento do seu cão ao lamber. Se ele estiver lambendo excessivamente, pode ser um sinal de que algo não está certo, indicando possivelmente traços de ansiedade, desconforto físico ou tédio. Se você notar que seu cão está lambendo de forma excessiva, é importante consultar um médico veterinário para avaliar a saúde do animal. 

E para isso, saiba que pode contar com os planos de saúde Dr Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.