A giárdia é uma preocupação comum entre os tutores de cães, já que essa infecção intestinal pode causar desconforto e problemas de saúde nos pets. Hoje, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a giárdia em cães, desde o que é a giárdia, como os cães são infectados, até os sintomas, tratamento e, claro, a prevenção dessa condição. 

O que é a giárdia canina? 

A giárdia canina, também conhecida como giardíase, é uma doença causada por um protozoário chamado Giardia duodenalis. Esses parasitas vivem no trato gastrointestinal dos cães, principalmente no intestino delgado, e podem causar problemas de saúde. A giárdia é altamente contagiosa e pode ser transmitida através do contato com fezes contaminadas, água contaminada ou alimentos contaminados. Acredita-se que a giardíase é responsável por aproximadamente 1 bilhão de casos de diarreia no mundo.

Sintomas da giárdia em cães 

Os cães infectados com giárdia podem apresentar uma variedade de sintomas, incluindo: 

Lembrando que esses sintomas podem variar de cão para cão. É importante estar atento a qualquer mudança no comportamento ou na saúde do seu cão e, caso suspeite de giárdia, buscar a orientação de um médico veterinário para um diagnóstico preciso.

Tratamento para a giárdia em cães

O tratamento da giárdia em cães geralmente envolve uma abordagem multifacetada. O veterinário prescreverá medicamentos antiparasitários que atuam eliminando os parasitas do sistema digestivo do cão e possíveis infecções. Além do uso de medicamentos, medidas de controle ambiental são essenciais. De acordo com o caso, o médico-veterinário também poderá prescrever multivitaminas e a fluidoterapia para tratar os sinais clínicos do pet. 

A limpeza e desinfecção regular das áreas onde o cão vive, como comedouros, bebedouros, brinquedos e camas, ajudam a eliminar os cistos de giárdia presentes no ambiente. 

Como prevenir a giárdia canina? 

A prevenção da giardia em cães inclui manter um ambiente limpo e higienizado, realizando a limpeza regular de áreas como comedouros, bebedouros e camas para evitar o contato com o parasita. É essencial manter o cão longe da água contaminada, como em rios, lagos ou poças suspeitas e das fezes de outros animais.

Uma outra prevenção da giardia é a vacinação. A vacinação é uma medida preventiva eficaz, ajudando a fortalecer o sistema imunológico do cão contra a infecção pelo parasita. E para garantir o acesso do seu peludinho a esse serviço, conte com a Dr Pet, que oferece a vacina no seu Plano Diamante por menos de R$13/dia

Giárdia em cães: o que é, como identificar e prevenir  - Cães, Saúde

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.