fbpx
Nenhum comentário

Quais legumes e verduras o cachorro pode comer?

Nós sabemos que enriquecer a nossa alimentação com legumes e verduras é essencial para uma vida mais saudável! Mas será que essa lógica se aplica aos nossos cachorros? 

Acompanhe na matéria quais são os legumes e as verduras que os cachorros podem consumir e aquelas que eles devem passar longe.  

Antes de tudo: 2 alertas importantes! 

O primeiro alerta que é preciso fazer quando os tutores começam a mudar a alimentação do seu cão é: sempre consulte um médico veterinário para avaliar qual é a melhor dieta para o seu cão com base em seu histórico de saúde

Muitos alimentos que podem ser excelentes para alguns animais, podem representar riscos a outros. Assim, antes de introduzir novos alimentos no dia-a-dia do seu melhor amigo, converse com o seu profissional de confiança. 

Já o segundo alerta está relacionado à quantidade de verduras, legumes e petiscos que deve ser oferecida ao seu pet. Para isso, veterinários indicam uma regra geral prática para os tutores: as “guloseimas” não devem nunca constituir mais do que 10% do total de calorias que o cão ingere por dia. 90% da sua alimentação deve ser composta pela ração indicada pelo seu médico veterinário. Assim, tenha sempre a regra do 10/90 em mente quando considerar dar alguns dos alimentos citados nessa matéria para o seu cachorro. 

Com isso em mente, vamos para o guia completo de legumes e verduras que o cachorro pode comer!

 

Verduras e legumes que o cachorro PODE comer.

O cachorro pode comer chuchu?

Sim, o cachorro pode comer chuchu. O alimento pode ser consumido cru ou cozido, sendo fonte rica de vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras, fósforo, cálcio e ferro.

O cachorro pode comer abóbora?

Sim, o cachorro pode comer abóbora. O legume, oferecido sem casca e sem as sementes, oferece benefícios ao cão através dos antioxidantes como a vitamina C, A e E que atuam no sistema imune e fibras solúveis que auxiliam no funcionamento do sistema digestório.

O cachorro pode comer abobrinha?

Sim, o cachorro pode comer abobrinha. O vegetal é muito saudável e seguro para os pets, podendo ser oferecido cru ou cozido e sendo um ótima fonte de vitamina A, E e de minerais. 

O cachorro pode comer batata?

Sim, o cachorro pode comer batata, desde que ela esteja cozida. Quando crua, a batata contém uma substância chamada “solamina”, que faz mal ao cão, porém se oferecida corretamente pode ser uma fonte interessante de vitaminas e minerais. 

O cachorro pode comer batata doce?

Sim, o cachorro pode comer batata doce, desde que cozida. Assim como a batata tradicional, esse tubérculo pode causar intoxicação no cão se ingerido cru. Porém, se consumida cozida, a batata doce é uma importante fornecedora de vitamina A, cálcio, potássio e fibras.

O cachorro pode comer brócolis?

Sim, o cachorro pode comer brócolis. O legume é um dos preferidos dos cães, além de ser saudável, por ser rico em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Lembre-se, porém, de sempre oferecer o brócolis cozido e sem temperos para o seu cão se deliciar. 

O cachorro pode comer vagem?

Sim, o cachorro pode comer vagem. O vegetal é rico em uma série de nutrientes importantes para o organismo dos pets, como as vitaminas B, A, K, magnésio e potássio. Porém, o consumo em excesso pode aumentar a concentração de ácido úrico no metabolismo do cão, devendo ser evitado caso ele sofra de problemas renais.

O cachorro pode comer cenoura?

Sim, o cachorro pode comer cenoura. Quando oferecida cozida, o cão aproveita muito mais os nutrientes e vitaminas do alimento, mas também pode ser oferecida crua em pequenos pedaços servindo para recreação e limpeza dos dentes.

O cachorro pode comer couve-flor?

Sim, o cachorro pode comer couve-flor. A verdura é rica em vitamina A que auxilia na visão do cão, além de vitamina K que é boa para a coagulação do sangue. É importante oferecê-la em quantidades moderadas porque tem alta quantidade de fibras e pode causar desconfortos no intestino do pet. 

O cachorro pode comer jiló?

Sim, o cachorro pode comer jiló. Porém, prefira o jiló cozido, já que o gosto amargo do legume cru pode não ser atrativo para os cães. O jiló está repleto de nutrientes, como vitamina A, B, cálcio e fibras que são muito benéficos para nós e para os cães. 

O cachorro pode comer pimentão?

Sim, o cachorro pode comer pimentão. Você pode oferecê-lo cru, mas dê preferência ao legume cozido para melhor digestão. Apesar de todas as “cores” do pimentão estarem liberadas, o melhor para os cães é o vermelho por ter menor nível de acidez.

O cachorro pode comer alface?

Sim, o cachorro pode comer alface. Dentre os diversos nutrientes presentes no alface, estão: vitamina A, B, K, cálcio, potássio e ferro! 

O cachorro pode comer mandioca?

Sim, o cachorro pode comer mandioca. Ela deve ser servida cozida ao cão em pequenas quantidades, mas nunca ofereça receitas elaboradas ou gordurosas, com fritura, temperos ou qualquer outro preparo que não seja natural. 

O cachorro pode comer mandioquinha?

Sim, o cachorro pode comer mandioquinha. O legume tem vários benefícios como vitaminas do complexo B, vitamina A, E e D, além de minerais como fósforo, magnésio e cálcio. Ela, como outros tubérculos, deve ser servida cozida e em pequenas quantidades. 

O cachorro pode comer pepino?

Sim, o cachorro pode comer pepino. Ele é uma excelente opção para cães com sobrepeso, por ser leve, conter pouca gordura e carboidrato, além de rico em vitaminas K, C e B1, além de potássio, cobre, magnésio e biotina.

O cachorro pode comer berinjela?

Sim, o cachorro pode comer berinjela. Ela pode ser servida em pequenas porções, assada, cozida ou refogada, mas sempre sem tempero. A berinjela é ótimo petisco para os cães porque possui poucas calorias e ajuda com a metabolização da gordura.

O cachorro pode comer espinafre?

Sim, o cachorro pode comer espinafre. Essa verdura é super rica em vitaminas (A, complexo B, C, K) e minerais (ferro, potássio, magnésio, sódio), além de trazer benefícios antioxidantes e auxiliar na digestão. Porém, se consumida em excesso, ela pode trazer desconforto intestinal para o cão, então ofereça sempre em pequenas quantidades. 

O cachorro pode comer tomate?

Sim, o cachorro pode comer tomate. Assim como nós amamos esse legume, os cães podem também gostar. Porém, ele deve ser consumido em pequenas quantidades, cru, bem maduro e somente a polpa, evitando a casca e as sementes. A ingestão excessiva de tomate pode causar problemas no coração e no sistema nervoso do cão, então tome sempre muito cuidado. 

 

Verduras e legumes que o cachorro NÃO PODE ou NÃO DEVE comer.

O cachorro pode comer tomate verde?

Não, o cachorro não pode comer tomate verde. Essa proibição se deve ao fato dele ter um composto químico chamado “glicoalcalóide” que é tóxico para cães. Os sintomas que os cachorros podem apresentar, caso tenham acidentalmente ingerido tomate verde são: gases, vômitos e diarreia. Se isso acontecer com o seu doguinho, é preciso observar o seu comportamento e levá-lo ao veterinário. 

O cachorro pode comer pimenta?

Não, o cachorro não pode comer pimenta. Ela pode ser tão prejudicial para os cães quanto para nós, humanos, causando extremo desconforto gastrointestinal e sintomas de intoxicação. Então, nada de oferecer pimenta ao seu peludinho! 

O cachorro pode comer cebola?

Não, o cachorro não pode comer cebola. Isso porque ela contém uma substância chamada “tiossulfato” que afeta a hemoglobina do cão, responsável por transportar o oxigênio pelo corpo. Então, esse alimento está 100% FORA de cogitação. 

O cachorro pode comer alho?

Não, o cachorro não pode comer alho. Assim como no caso da cebola, o alho contém “tiossulfato” que agride as células responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo. Dependendo da quantidade de alho ou cebola ingerida pelo cão, ele pode inclusive apresentar um quadro grave de anemia.

O cachorro pode comer milho?

O cachorro não deve comer milho. Apesar de o milho cozido não ser tóxico para os cães, o milho cru ou mal cozido pode causar má digestão e diarreia. Além disso, ele pode conter fungos que são altamente perigosos para a saúde do cão, podendo levar à morte. Já em relação ao milho cozido, ele não é prejudicial para os cães, mas deve ser preparado somente em água e nunca ser oferecido com a espiga, já que ela pode causar obstrução intestinal.

O cachorro pode comer rúcula?

O cachorro não deve comer rúcula. Apesar de não ser tóxica para cães, ela não traz benefícios para a sua saúde e apresenta riscos de causar desconfortos gastrointestinais se ingerida em excesso.

 

Resumindo… 

Legumes, verduras e temperos
Liberado Não liberado
✅ Chuchu

✅ Abobrinha

✅ Cenoura 

✅ Berinjela 

✅ Couve-flor

✅ Brócolis

✅ Pepino

✅ Batata cozida

✅ Batata doce cozida

✅ Alface 

✅ Espinafre

✅ Pimentão

✅ Abóbora

✅ Mandioquinha 

✅ Mandioca

✅ Ervilha

✅ Jiló cozido

✅ Tomate vermelho

❌ Caule e as folhas

❌ Tomate verde

❌ Pimenta

❌ Cebola

❌ Alho

❌ Temperos

❌ Milho

❌ Rúcula 

E aí, curtiu esse conteúdo? Fique sempre de olho no blog da Dr Pet para saber mais dicas, curiosidades e notícias relevantes para todos os tutores de cães e gatos

banner cta
você pode gostar também
Tags: , , , , , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu