Você já ouviu falar em úlcera de córnea? Os mais afetados são os Shih Tzu, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Bulldog e Boxer.

A córnea é a membrana externa do olho que recobre a íris e a pupila. Areia, xampu, arranhadura de gato, cisto ou cílio no olho pode acabar perfurando essa frágil membrana. Ao perfurar, gera uma inflamação, o que chamamos de Úlcera de Córnea.

Globo ocular acom cada uma de suas partes: nervo óptico, retina, íris, córnea, pupila e lente.

Sintomas

Os sintomas são de fácil percepção: piscar constantemente, não conseguir abrir o olho, lacrimejamento constante, se mostrar sensível à luz, esfregar o olho com a pata e corrimento ocular mucoso.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito mediante consulta veterinária e exame oftalmológico completo. Exames com colírios especiais podem identificar onde essa lesão se encontra.

Tratamento

O tratamento é a base de medicamentos via oral, analgésicos, pomadas e em casos extremos: cirurgia.

É indispensável o uso do colar protetor, pois a doença tende a passar em até 7 dias. Se houver o agravamento da situação e perfurar a membrana interna vazando o líquido ocular, o pet pode ficar cego.

Não esqueçam, prevenir é o ideal sempre!

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
http://www.manuaismsd.pt/?id=248&cn=2060
http://www.abc.med.br/p/saude-dos-olhos/547127/ulcera+de+cornea+o+que+e+quais+as+causas+e+os+sintomas+como+sao+o+diagnostico+e+o+tratamento+como+evitar.htm
http://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/ulcera-de-cornea/
http://www.portalpets.com.br/ulcera-nos-olhos-de-cachorros/
http://petcare.com.br/blog/ulcera-de-cornea-2/ http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22938
[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.