Conheça o Shih Tzu e suas principais doenças

De origem chinesa no século XVII, o Shih Tzu era considerado um cão sagrado. Mesmo sendo famoso em vários países, o reconhecimento da raça só foi feito em 1969, pois suas características eram parecidas com o Lhasa Apso e foi preciso cruzar uma única vez com o Pequinês para adquirir características próprias.

Além da beleza, o Shih Tzu tem bastante energia, gosta de brincar, tem apego ao dono e é amigável com os outros animais de estimação. Essa raça costuma ter problemas ortopédicos, hormonais e oftalmológicos, que explicaremos a seguir:

Doenças Ortopédicas

A patela é um osso no joelho responsável pela sustentação e movimentação dos membros inferiores. A luxação de patela ocorre quando há uma inflamação, desencadeando num deslocamento. Se ocorrer diversas vezes, o joelho pode sofrer de artrose.

Para diagnosticar é necessário fazer uma radiografia e a correção é feita por cirurgia.

Doenças Hormonais

Quando a glândula da tireoide produz menos hormônio que o necessário, ocorre o hipotireoidismo. Existem 3 níveis: Primário, Secundário e Congênito. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e hormonais e o controle da doença é mediante medicamentos.

Doenças Oftalmológicas

A catarata ocorre quando a parte do olho que controla o foco fica opaca (cristalino). Pode ser contraída por genética ou secundária a outras doenças como a diabetes por exemplo. O tratamento é cirúrgico.

Já a úlcera de córnea é quando a córnea é danificada e perdida. Pode acontecer por diversos motivos, mas os principais são: exposições a produtos químicos, trauma ou infecção. O diagnóstico pode ser feito pelos exames de fluoresceína e cintilografia. O tratamento é a cirurgia de flap da terceira pálpebra.

Referências:
http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/shih-tzu.html
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/luxacao-patela-caes-gatos/
http://www.dogtimes.com.br/patela.htm
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/hipotireoidismo-caes/
http://renalvet.webnode.com.br/endocrinologia/hipotireoidismo-/
http://idmedpet.com.br/saude-de-a-z/saiba-como-prevenir-e-tratar-a-catarata-em-caes.html
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/catarata-canina/http://caes.topartigos.com/ulcera-de-cornea-em-caes.html
www.animale.me/shih-tzu-um-cao-bonito-e-charmoso-que-adora-criancas-e-colo/
www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/shih-tzu/
www.youtube.com/watch?v=jBosFtixuWw

 

banner cta

Deixe um comentário