Conheça o Shih Tzu e suas principais doenças
De origem chinesa no século XVII, o Shih Tzu era considerado um cão sagrado. Mesmo sendo famoso em vários países, o reconhecimento da raça só foi feito em 1969, pois suas características eram parecidas com o Lhasa Apso e foi preciso cruzar uma única vez com o Pequinês para adquirir características próprias.
Além da beleza, o Shih Tzu tem bastante energia, gosta de brincar, tem apego ao dono e é amigável com os outros animais de estimação. Essa raça costuma ter problemas ortopédicos, hormonais e oftalmológicos, que explicaremos a seguir:
Doenças Ortopédicas
A patela é um osso no joelho responsável pela sustentação e movimentação dos membros inferiores. A luxação de patela ocorre quando há uma inflamação, desencadeando num deslocamento. Se ocorrer diversas vezes, o joelho pode sofrer de artrose.
Para diagnosticar é necessário fazer uma radiografia e a correção é feita por cirurgia.
Doenças Hormonais
Quando a glândula da tireoide produz menos hormônio que o necessário, ocorre o hipotireoidismo. Existem 3 níveis: Primário, Secundário e Congênito. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e hormonais e o controle da doença é mediante medicamentos.
Doenças Oftalmológicas
A catarata ocorre quando a parte do olho que controla o foco fica opaca (cristalino). Pode ser contraída por genética ou secundária a outras doenças como a diabetes por exemplo. O tratamento é cirúrgico.
Já a úlcera de córnea é quando a córnea é danificada e perdida. Pode acontecer por diversos motivos, mas os principais são: exposições a produtos químicos, trauma ou infecção. O diagnóstico pode ser feito pelos exames de fluoresceína e cintilografia. O tratamento é a cirurgia de flap da terceira pálpebra.