A ansiedade de separação é um tema frequentemente associado a cães, mas você sabia que os gatos também podem apresentar esse tipo de ansiedade, conhecida como Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS)? 

Hoje, vamos explorar a ansiedade de separação em gatos, seus possíveis sintomas e algumas estratégias para ajudar seu gato a se sentir mais seguro e tranquilo quando você não está por perto. 

O que é a ansiedade de separação? 

A Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) é um distúrbio comportamental que pode afetar gatos quando são separados de seus tutores. A SAS em gatos é caracterizada por sintomas de ansiedade e estresse quando o tutor não está presente, como miados excessivos e comportamento destrutivo. Embora a ansiedade de separação seja mais comumente associada a cães, gatos também podem desenvolver esse problema de comportamento. 

Um estudo realizado pela Universidade de Oregon em 2019 descobriu que os gatos formam laços semelhantes a crianças – e cães – com seus tutores. Como aponta Kristyn Vitale, pesquisadora do Laboratório de Interação Humano-Animal da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade de Oregon e principal autora do estudo: “Tanto em cães quanto em gatos, o apego aos humanos pode representar uma adaptação do vínculo filho-cuidado. O apego é um comportamento biologicamente relevante. Nosso estudo indica que, quando os gatos vivem em estado de dependência com um humano, esse comportamento de apego é flexível e a maioria dos gatos usa os humanos como fonte de conforto”.

Sinais de ansiedade de separação em gatos

Os sinais mais comumente associados com a ansiedade de separação em gatos são: 

Vale lembrar que esses sinais podem variar de gato para gato, e é importante estar atento ao comportamento individual do seu bichano. 

Como ajudar um gato com ansiedade de separação? 

A ansiedade de separação em gatos pode ser um desafio para muitos tutores, mas existem maneiras de ajudar seu felino a lidar com essa condição. 

Estabelecer uma rotina estável e previsível para o seu gato é fundamental. Gatos são criaturas de hábitos, e ter uma rotina consistente pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e tranquilos, mesmo quando você não está por perto. Além disso, enriquecer o ambiente do seu peludinho, com brinquedos interativos, arranhadores e locais de descanso confortáveis para que seu gato possa se divertir e se distrair quando você não estiver presente irá ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados à separação. É também possível considerar a introdução de um companheiro pet, cuja interação social pode ajudar a diminuir a ansiedade de separação. 

Para definir qual é o melhor tratamento para seu gato, é essencial consultar um médico veterinário especialista em comportamento felino. Ele irá avaliar o caso específico do seu gato e, com base nele, recomendar estratégias personalizadas para lidar com a ansiedade de separação do seu peludinho. 

Com o tratamento adequado, seu bichano ganhará mais autonomia

Reconhecer os sinais de ansiedade de separação e implementar estratégias adequadas é fundamental para garantir o bem-estar emocional do seu bichano. Com a orientação e tratamento profissional, você ajudará seu gato a se tornar mais independente, confiante e autônomo. E para garantir os cuidados veterinários essenciais para seu gato, contrate hoje mesmo um plano de saúde Dr Pet

Os gatos têm ansiedade de separação?  - Comportamento, Curiosidades, Gatos, Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.