fbpx
Nenhum comentário

O brinquedo perfeito para cada tipo de gato!

Gatos preguiçosos, agitados, caçadores… Para cada tipo de bichano há sempre um brinquedinho que melhor combina com a sua personalidade. Descubra quais são as opções que os tutores contam hoje no mercado para entreter os seus gatos

Por que os gatos têm diferentes personalidades? 

Apesar de muitos acharem que a personalidade dos nossos animais de estimação é simplesmente aleatória, há estudos que mostram o contrário. Pesquisadores finlandeses descobriram recentemente que o jeitinho dos nossos gatinhos pode ser determinado por sete traços diferentes

  • medo; 
  • sociabilidade com humanos; 
  • sociabilidade com outros gatos;
  • agressividade com humanos;
  • tendência a brincadeiras;
  • problemas com a caixa de areia (se faz bagunça ou não); 
  • mania de autolimpeza;

Após chegarem a essas categorias determinantes para compreendermos o funcionamento do cérebro de cada gato, os pesquisadores começaram a separar algumas raças de acordo com as suas personalidades. 

Assim, os gatos Persas, por exemplo, se mostraram menos sociáveis e com pouca tendência de serem brincalhões. O Van Turco se mostrou a raça mais agressiva com os humanos, enquanto o American Curl ficou no fim dessa lista. 

Vale lembrar que o estudo também aponta que fatores como idade e sexo têm influência direta na personalidade dos bichanos. 

Brinquedos que melhor combinam com cada tipo de gato

A seguir, vamos conhecer as opções de brinquedos para gatos que existem no mercado atual e quais são as personalidades de gatos que melhor combinam com cada uma delas. 

Bolinhas de todos os tipos e para todos os gostos

Quando o assunto é bolinha de gato, a lista de opções é extensa. Bolinha saltitante, com catnip, de lã, com pena, com guizo, recheada de petiscos ou até de papel são algumas das opções que os tutores contam para oferecer aos seus gatinhos brincalhões momentos de muita diversão. 

De maneira geral, a dinâmica das brincadeiras com bolinhas é de simular uma perseguição ou dominação de uma presa, exercendo seus instintos naturais de caçador. Assim, as bolinhas – seja lá qual tipo você escolher – são perfeitas para gatos cheios de energia e que amam caçar.

Túnel interativo 

Por natureza, os gatos amam explorar espaços fechados que os lembram de uma toca. Assim, o túnel interativo é uma ótima alternativa para desenvolver esse extinto nos bichanos. O brinquedo fica ainda mais atrativo quando combinado com outros acessórios, como bolinhas e presas falsas, fazendo com que os gatos entrem e saiam de suas “tocas” para perseguir o seu alvo. 

Escolha o túnel interativo caso você tenha gatinhos curiosos que precisam gastar energia.

Arranhador

Os arranhadores são geralmente usados para manter as unhas dos gatos aparadas e sem pontas afiadas, mas novas opções vêm surgindo a fim de torná-los uma experiência super divertida para os bichanos. Os novos arranhadores contam com bolinhas, brinquedos vai-e-vem e penas para que o gato raspe suas unhas na parte áspera enquanto tenta pegar o brinquedo. 

Por ser uma diversão completa, os arranhadores são recomendados para gatos que passam muito tempo sozinhos e precisam desestressar ao longo do dia. 

Varinhas

Semelhante às bolinhas, as varinhas com penas ou presas falsas na sua extremidade são ótimas para estimular o físico do gato. Além das perseguições, as varinhas permitem que o tutor estimule o bichano a dar vários saltos, subindo e descendo de móveis e superfícies. As varinhas são a escolha certa para gatos espoletas, que adoram uma escalada e vários desafios.

Presas falsas

Apesar de grandes nenéns de seus tutores, os bichanos ainda preservam muitos instintos selvagens, resultado de uma memória ancestral. Um deles é a caça. Mesmo não tendo mais que capturar presas para se alimentar, os gatos são grandes caçadores e amam passar o seu tempo com essa atividade. Assim, na falta de presas reais, eles acabam caçando qualquer objeto ou indivíduo que ofereça a ele um desafio: bolinhas, outros gatos, pontos de luz e… Presas falsas! 

Então, se o seu gatinho se mostra um grande caçador, com instintos de líder, ofereça a ele alguns ratinhos ou cobrinhas de mentira. Ele vai adorar!

Bichinhos de pelúcia

Até o momento de descanso e relaxamento merece uns brinquedinhos específicos. Assim, os bichinhos de pelúcia são uma ótima opção para os gatinhos se aconchegarem na hora da soneca e até dar mordidinhas e bater com as patas de trás quando se sentirem mais brincalhões.

Ponto de luz

Lanternas e mini laser que emitem um ponto de luz são diversão CERTA para gatos super ativos e que não se cansam nunca… E para os tutores mais preguiçosos também, é claro! Com o ponto de luz, é possível brincar com o seu bichano sem nem sair do lugar, apontando o laser para a parede ou chão, fazendo o gatinho correr de um lado para o outro.

Brinquedos de esconder petiscos

Não só de exercícios físicos se vive o gato! Atividades de estímulo mental também são importantíssimas para ele. Assim, os comedouros e brinquedos que desafiam o bichano na hora de pegar o seu petiscos são ótimos exercícios para ampliar a sua capacidade cognitiva. Dessa forma, são recomendados para todos os tipos de gatos.

Torre interativa

As torres interativas são novidade no mercado de brinquedos para gatos, oferecendo uma forma de brincadeira que simplesmente não acaba NUNCA. Nelas, os gatinhos contam com bolinhas e brinquedos que estão sempre em movimento, sendo uma ótima opção de entretenimento para bichanos mais independentes que passam bastante tempo longe de seus tutores. 

Playground

Por fim, temos um formato de brincadeira que vem se popularizando cada vez mais entre os tutores, especialmente entre aqueles que moram em apartamentos, mas querem oferecer um playground de brincadeiras para os seus gatos. 

Os parques para gatos são super fáceis de instalar e oferecem aos bichanos novos obstáculos para as atividades do dia a dia, estimulando-os cognitiva e fisicamente. Assim, esse tipo de brincadeira é ótima para grupos de gatos que amam escalar e pular de um canto para o outro na casa. 

A escolha do brinquedo ideal para o seu gato precisa levar em conta a personalidade do seu bichano, o espaço disponível para brincadeiras e a qualidade dos itens oferecidos. Além disso, como a disposição e os interesses dos gatos podem mudar ao longo dos anos, é importante adaptar constantemente a sua rotina de diversão! 

banner cta
você pode gostar também
Tags: , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu