A alimentação dos gatos é um dos cuidados mais importantes para garantir sua saúde e bem-estar. Por serem animais mais exigentes em relação a sua dieta, é essencial entender melhor quais são as suas necessidades nutricionais. 

Hoje, vamos explorar as principais questões relacionadas à alimentação dos gatos, desde as necessidades nutricionais básicas até como escolher o tipo de dieta ideal para o seu peludinho. 

A evolução da alimentação dos felinos

Os ancestrais de nossos gatos domésticos eram animais carnívoros, ou seja, sua dieta natural era baseada em carne e proteínas animais, pois precisavam de uma dieta rica em proteínas e gorduras para sua própria sobrevivência.

Com o passar dos anos, a alimentação dos gatos domésticos evoluiu e passou a ser mais diversificada, surgindo, assim, novos produtos e tipos de alimentos específicos para os nossos companheiros de casa. Atualmente, é possível encontrar rações e alimentação natural desenvolvidas especialmente para as necessidades e condições de saúde dos gatos, além de petiscos que complementam a dieta dos felinos. 

Como montar a melhor alimentação para o seu gato

Com tantas opções no mercado, é importante que os tutores entendam melhor o processo de como garantir uma dieta equilibrada e saudável para seus bichanos. Assim, vamos explorar a seguir alguns aspectos fundamentais dele, como a frequência, a quantidade e o tipo de alimento. 

Frequência e porções ideais de ração para o gato 

Tanto a frequência quanto a quantidade de ração oferecida para o gato dependerão de diversos fatores, como peso, energia do alimento e frequência de atividade física do seu pet. Uma dica importante para determiná-las é avaliar a sugestão de consumo no rótulo da própria ração juntamente com o seu médico veterinário de confiança que conhece o histórico e as necessidades do seu peludinho. 

Além disso, recomenda-se que sejam oferecidas pequenas porções em momentos específicos do dia para o consumo imediato pelo animal, considerando que deixar a ração sempre à disposição é mais prejudicial do que benéfica ao gato. Os nutrientes contidos na ração podem entrar em processo de oxidação e fermentação por estarem expostos ao ar e umidade da casa, perdendo tanto o valor nutricional quanto favorecendo a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde do animal. 

Outra consequência de deixar a comida à vontade para o pet é que ele pode perder o interesse por conta da diminuição do sabor da ração ao ser exposta ao ambiente. Ou ainda, mesmo sem fome, o gato pode comer mais do que o ideal por ter sempre comida ao seu alcance, levando a problemas sérios de saúde, como a obesidade. 

Ração seca vs sachê

A verdade é que não é preciso optar por um ou outro. Combinar a alimentação seca com refeições úmidas é a verdadeira receita de sucesso para a saúde do seu peludinho! 

Por serem animais que precisam de um incentivo para beberem a quantidade necessária de água todos os dias, é essencial que o tutor aprenda novas maneiras de introduzir esse hábito em sua dieta. Como comenta a Dra. Rachel Mosna, médica-veterinária especializada em nutrição: “Gatos não são animais que têm o hábito de buscar ingestão hídrica ideal que precisam e com isso vemos muitos problemas renais e urinários. Então, considerando esse fator, o ideal é que a gente ofereça para eles um alimento úmido”. 

Alimentação natural para gatos

Uma opção cada vez mais popular entre os tutores de felinos é a alimentação natural, principalmente aqueles que buscam uma dieta mais personalizada de acordo com as necessidades nutricionais de seus pets. 

Essa alimentação é baseada em ingredientes frescos e naturais, como carnes, peixes, vegetais e frutas. Uma das principais vantagens desse tipo de alimentação é que ela é livre de conservantes, corantes e outros aditivos químicos encontrados na maioria das rações comerciais, o que pode reduzir o risco de alergias e outras doenças relacionadas à alimentação. 

Além disso, a alimentação natural pode ajudar a controlar o peso do gato e melhorar sua saúde geral, proporcionando uma pelagem mais brilhante e uma digestão mais saudável. A Dra. Rachel Mosna, médica-veterinária que faz parte da equipe de nutrição da Chef Bob, indica ainda que a alimentação natural é uma excelente alternativa para os sachês, por exemplo, na busca por incentivar a hidratação dos gatos: “Temos também a alimentação natural como alimento completo e balanceado. Nós oferecemos um cardápio que tem em torno de 70% – 80% de umidade e que vai suprir a maior parte da ingesta hídrica desse animal.”

Como oferecer a melhor alimentação para gatos? - Alimentação, GatosDeixe os alimentos mais atrativos para o seu bichano

Justamente por serem animais mais exigentes com sua alimentação, muitas vezes o tutor precisa deixar o alimento diário mais apelativo para o gato para que ele coma a quantidade ideal de comida por dia.

Assim, recomenda-se que, em casos de gatos mais seletivos, o tutor observe qual é a preferência de seu bichano e misture os alimentos que ele mais gosta em pequenas quantidades ao seu alimento diário. 

Porém, vale lembrar que a recusa do alimento não é necessariamente normal. Há diversas doenças que podem levar o seu gato a recusar o alimento e, por isso, o acompanhamento de um médico veterinário é imprescindível. 

Agende hoje sua consulta com nossos especialistas! 

Se você está interessado em ir ainda mais fundo na busca pela alimentação ideal para seu gato, conte com os nutricionistas da Dr Pet! 

Contrate hoje os nossos planos e garanta diversas consultas anuais com os melhores especialistas na área que vão te auxiliar na construção da melhor dieta possível para seu melhor amigo. 

Como oferecer a melhor alimentação para gatos? - Alimentação, Gatos

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.