O Gato Persa e seus possíveis problemas de saúde
De temperamento tranquilo e sociável com outros pets e crianças, o Gato Persa é conhecido como o maior representante das raças nobres felinas. Vindo do Irã em 1800, sofreu cruzamentos com outros gatos persas até chegar ao formato que conhecemos hoje. Quieto e de fácil convivência, gosta de receber atenção e de brincadeiras. Essa raça tem problemas cardíacos, respiratórios e oculares que citaremos a seguir:
Problemas cardíacos
A Cardiomiopatia Hipertrófica é o aumento da espessura do miocárdio. Assim, o sangue fica sem espaço para circular, ocorrendo a diminuição da passagem de sangue pelo ventrículo, podendo evoluir para um edema pulmonar. Os sintomas são: dificuldade respiratória, redução das atividades diárias, falta de apetite e coágulos dentro do coração, obstruindo as artérias.
Para diagnosticar é necessária realização de exames laboratoriais, ecocardiograma, eletrocardiograma e radiografia. O tratamento é o controle por medicamentos, periclitantemente/toracocentese (cirurgia para a drenagem de líquido no coração) e oxigenoterapia.
Problemas respiratórios
Responsável por 45% das infecções respiratórias em gatos, a Rinotraqueíte Viral é causada pelo vírus FeHV-1 entre o primeiro ano de vida e não é contagiosa para os humanos. Os sintomas são bem parecidos com uma gripe: espirros, secreção nasal, dificuldades para respirar, febre e desidratação. Se o pet estiver prenha, pode acabar perdendo o filhote.
O diagnóstico é feito por exames laboratoriais e o uso de medicamentos é necessário para conter a doença.
Problemas oculares
A Epífora Congênita geralmente é uma doença que aparece em decorrer de outro problema. É quando o sistema de drenagem de lágrimas está com alguma obstrução e as lágrimas escorrem, formando uma mancha escura abaixo dos olhos. O diagnóstico é feito pela consulta veterinária e o tratamento pode ser via medicamentos e colírios.
Lembre-se que o acompanhamento do médico veterinário é mais que essencial!
[…] essa raça acabou herdando algumas doenças do gato Persa e é disso que falaremos a […]