De temperamento tranquilo e sociável com outros pets e crianças, o Gato Persa é conhecido como o maior representante das raças nobres felinas. Vindo do Irã em 1800, sofreu cruzamentos com outros gatos persas até chegar ao formato que conhecemos hoje. Quieto e de fácil convivência, gosta de receber atenção e de brincadeiras. Essa raça tem problemas cardíacos, respiratórios e oculares que citaremos a seguir:

Problemas cardíacos

A Cardiomiopatia Hipertrófica é o aumento da espessura do miocárdio. Assim, o sangue fica sem espaço para circular, ocorrendo a diminuição da passagem de sangue pelo ventrículo, podendo evoluir para um edema pulmonar. Os sintomas são: dificuldade respiratória, redução das atividades diárias, falta de apetite e coágulos dentro do coração, obstruindo as artérias.

Para diagnosticar é necessária realização de exames laboratoriais, ecocardiograma, eletrocardiograma e radiografia. O tratamento é o controle por medicamentos, periclitantemente/toracocentese (cirurgia para a drenagem de líquido no coração) e oxigenoterapia.

Problemas respiratórios

Responsável por 45% das infecções respiratórias em gatos, a Rinotraqueíte Viral é causada pelo vírus FeHV-1 entre o primeiro ano de vida e não é contagiosa para os humanos. Os sintomas são bem parecidos com uma gripe: espirros, secreção nasal, dificuldades para respirar, febre e desidratação. Se o pet estiver prenha, pode acabar perdendo o filhote.

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais e o uso de medicamentos é necessário para conter a doença.

Problemas oculares

A Epífora Congênita geralmente é uma doença que aparece em decorrer de outro problema. É quando o sistema de drenagem de lágrimas está com alguma obstrução e as lágrimas escorrem, formando uma mancha escura abaixo dos olhos. O diagnóstico é feito pela consulta veterinária e o tratamento pode ser via medicamentos e colírios.

Lembre-se que o acompanhamento do médico veterinário é mais que essencial!

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
http://www.cachorrogato.com.br/racas-gatos/persa-persian/ http://nayaespecialidades.com/cardiomiopatia-hipertrofica-a-inimiga-n-o-1-dos-coracoes-felinos/
http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/573507/pericardiocentese+conceito+indicacoes+contraindicacoes+como+e+realizada+evolucao+e+complicacoes+possiveis.htm http://www.cachorrogato.com.br/gato/rinotraqueite-felina/
https://setordevirologiaufsm.wordpress.com/doencas/rinotraqueite-infecciosa-felina/
http://petcare.com.br/blog/obstrucao-de-ducto-nasolacrimal-em-caes-e-gatos-levando-a-epifora/
http://lupusalimentos.com.br/lupus_mundopet/epifora-lagrimas-de-cao-e-gato/
[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.