fbpx
Nenhum comentário

Infecção urinária em gatos: como ajudar seu bichano!

A baixa ingestão de água aliada à infecção bacteriana ou fúngica leva uma grande quantidade de gatos a desenvolver a infecção urinária todos os anos. Por ser um problema que causa grande desconforto ao bichano, é essencial que o tutor saiba identificá-lo para que possa procurar o médico veterinário o quanto antes. 

Principais causas da infecção urinária em gatos 

Essa condição atinge felinos quando microorganismos, bactérias ou fungos, se desenvolvem no trato urinário dos gatos. Além disso, a infecção urinária também pode ser desencadeada por cálculos renais. 

Assim, é essencial identificar precisamente qual é a causa da condição, já que a prescrição de tratamento pelo veterinário dependerá dela. 

Sintomas da infecção urinária em felinos 

Os sintomas da infecção urinária nos bichanos incluem:

  • Aumento da frequência com que o gato faz xixi, porém com menor volume de líquido sendo expelido; 
  • Presença de sangue na urina; 
  • Dor ao urinar; 
  • Fazer xixi em lugares inesperados, fora da caixa higiênica. 
  • Lambedura excessiva das genitália;
  • Mudança do odor ou cor da urina (em casos mais avançados). 

Caso o tutor identifique algum desses sintomas, é essencial levar o bichano ao veterinário para que seja confirmado o diagnóstico. 

Tratamento indicado para infecção urinária

O tratamento da infecção urinária em gatos dependerá do diagnóstico do microorganismo responsável pela condição. Se a condição for causada por bactérias, por exemplo, o veterinário responsável indicará o tratamento com antibióticos. Porém, como há ainda uma série de bactérias que podem ocasionar a condição, o tipo de bactéria precisará ser devidamente identificado pois influenciará diretamente na escolha do antibiótico a ser usado. Assim, remédios caseiros são altamente desaconselháveis, já que não são eficazes como tratamento.

Além disso, é importante lembrar que há outras doenças como cistite intersticial, síndrome de Pandora, cálculos renais que podem levar o bichano a apresentar sintomas muito semelhantes aos da infecção urinária. Por isso, reforçamos a importância da visita ao veterinário para que ele possa realizar os exames necessários para confirmar qualquer suspeita. 

E, para isso, garanta diversas consultas, exames e procedimentos por ano e sem coparticipação com os planos de saúde da Dr Pet

 

você pode gostar também
Tags: , , , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu