Quando o assunto é escolher a melhor areia higiênica para o seu bichano, é preciso ficar não só atento à marca, mas também aos diferentes tipos de areia que existem no mercado. Assim, hoje trouxemos uma relação dos quatro principais tipos de areia higiênica para os gatos e como determinar qual é a melhor escolha para o seu! 

Areia de Argila para Gatos

Tipos de areia higiênica para gatos: como escolher a melhor? - Dicas, Gatos
A areia higiênica à base de argila é a mais comumente utilizada pelos tutores. Sua composição faz com que o xixi do gato – ou entrar em contato com a areia – se transforme em torrões firmes, facilitando a limpeza posteriormente. Dependendo da espessura dos grãos, os torrões serão mais ou menos firmes. Assim, é sempre interessante optar por areias à base de argila bentonita, já que os seus grãos são mais finos, tornando o torrão mais compacto e com menos chance de desfazimento na hora da limpeza. 

Além disso, a areia à base de argila neutraliza bem o cheiro das necessidades dos bichanos, contando que seja aplicada a quantidade mínima de granulado em sua caixa – 3 centímetros de altura. 

Há ainda marcas de areia para gatos que adicionam fragrância em sua composição para auxiliar com a cobertura do odor das fezes e urina, porém por terem o olfato muito apurado, os gatos costumam não se adaptar muito bem a esse tipo de produto.  

Esse tipo de areia exige a atenção constante dos tutores, pois precisa ser limpa diariamente ou algumas vezes ao dia. 

Areia de Sílica para Gatos 

Tipos de areia higiênica para gatos: como escolher a melhor? - Dicas, Gatos

Uma opção de areia higiênica para gatos que vem cada vez mais se popularizando é a areia de sílica. Isso porque o substrato desse tipo de granulado possui alta capacidade de absorção de líquido e inibição dos odores indesejados. Além disso, a areia de sílica exige menos manutenção, ou seja, frequência de limpeza e de reposição, do que outros tipos de areia, como a de argila, por exemplo. 

Outra vantagem é que a limpeza da areia de sílica costuma ser fácil por conta dos grãos mudarem de cor ao entrarem em contato com a urina do gato, permitindo que o tutor faça a limpeza da caixa de areia de maneira precisa e eficiente. 

Há relatos, porém, que nem todos os bichanos se adaptam muito bem a esse tipo de areia higiênica, além do preço do saco de areia sílica ser mais elevado quando comparado aos demais tipos de areias. 

Areia Biodegradável para Gatos 

Tipos de areia higiênica para gatos: como escolher a melhor? - Dicas, Gatos

A areia higiênica biodegradável para gatos é uma excelente opção para os tutores que querem um substrato sustentável para o dia-a-dia dos seus pets que não agrida nem o animal, nem o planeta. 

Esse tipo de areia é produzido com materiais naturais, como a farinha de mandioca e de milho, que absorvem a urina e as fezes dos gatos sem deixar cheiro e com torrões tão firmes quanto as areias de argila bentonita. Justamente por isso, as areias biodegradáveis são de fácil limpeza e sua textura costuma ser muito agradável para as patas dos pets. 

Por serem feitas com materiais naturais, muitos tutores acreditam que podem reproduzi-las em casa com a farinha de milho ou de mandioca que encontram no mercado, porém isso não é verdade. As areias dessa matéria-prima que são encontradas em pet shops passam por um tratamento específico para conter a proliferação de fungos e bactérias, o que é fundamental antes de ser oferecido para o seu bichano. 

Granulado de Madeira para Gatos  

Tipos de areia higiênica para gatos: como escolher a melhor? - Dicas, Gatos

Uma outra opção sustentável para oferecer para o seu gato são os granulados de madeira. Compostos por grãos de madeira de reflorestamento, esse tipo de substrato possui altíssima absorção e costuma inibir significativamente o odor das necessidades dos gatos. 

Diferentemente das outras opções apresentadas aqui, quando o gato urina nos grãos de madeira, o granulado se dissolverá ao invés de formar um torrão. Assim, para realizar a limpeza o tutor deverá peneirar toda a caixa de areia a fim de eliminar o pó já contaminado com a urina do pet. 

Outra vantagem da areia granulada de madeira para gatos é que o seu custo-benefício costuma ser superior a outras areias tipicamente usadas pelos tutores, como a de argila e biodegradável, pois possui longa duração

Um ponto de preocupação de alguns tutores em relação a esse tipo de areia higiênica é que bichanos que estão acostumados com outros tipos de areias mais finas, podem estranhar a textura e não associá-la facilmente ao seu fim, a utilizando como brinquedo ou até mesmo comida. 

Qual é a melhor areia higiênica para gatos? 

A resposta é fácil: o seu gato que vai decidir. Não existe uma fórmula mágica para determinar qual areia você deve adquirir para o seu bichano… Quem fará essa escolha é ele! 

Assim, ofereça ao seu gato todas as areias citadas na matéria simultaneamente e em diferentes caixas espalhadas pela casa e permita que, durante algumas semanas, ele as utilize livremente.

Seu papel será acompanhar a rotina do seu bichano para entender como ele as utiliza, ou seja, a areia que ele mais utilizou durante esse período será aquela que ele mais gostou

Uma vez determinada a sua areia de preferência, invista em marcas da melhor qualidade para oferecer o melhor para o seu bichano! 

Tipos de areia higiênica para gatos: como escolher a melhor? - Dicas, Gatos

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.