O gato Exótico e seus possíveis problemas de saúde
Com 95 combinações de cores diferentes, o gato Exótico surgiu nos Estados Unidos para se parecer com o Persa. É meigo, dócil, ativo e por não ter o costume de miar, é uma ótima raça para apartamentos. Essa raça é nova e considerada rara no Brasil, pois os primeiros filhotes chegaram aqui apenas em 1980.
Infelizmente, essa raça acabou herdando algumas doenças do gato Persa e é disso que falaremos a seguir:
PKD
A doença renal policística (PKD) é um problema hereditário em felinos, onde formam diversos cistos no rim sem motivo aparente. Pode ser diagnosticada por exame próprio e ultrassonografia com no mínimo 5 meses de idade. Não há cura. Para o felino com PKD, é necessária uma dieta restrita de proteínas e fósforo, além do aumento de ômega 3 e potássio. Pode acontecer do pet ter hipertensão, nesse caso, deve ser controlado por medicamentos.
Perda de calor
Os pelos servem para equilibrar a temperatura corporal. Quando o felino tem, mas não consegue se manter estável, o uso de roupas e cobertores ajudam para que ele consiga uma maior estabilidade corporal. Existem rações com um valor energético maior que podem ajudar, pois, o calor também está associado à energia. Quanto mais energia gastar, mais calor corporal é liberado e, consequentemente, mais frio ao retornar à temperatura normal.
Neurologia
Nem sempre conseguirmos salvar nossos felinos. Infelizmente quando há um traumatismo craniano e formação de um coágulo, a chance de ocorrer uma paralisia é enorme. O tratamento é a remoção imediata desse coágulo, pois pode levar o pet a óbito.
A meningite felina também afeta o gato Exótico. Essa doença atinge a espinha dorsal e é causada por infecções que foram parcialmente curadas. O tratamento é mediante antibióticos, mas o pet pode acabar com sequelas.
A perda de equilíbrio ocorre quando há falta de vitaminas, problemas no canal auditivo ou lesões que não foram curadas. Para saber a causa real do problema, é necessário levar o pet ao veterinário e fazer exames laboratoriais.
Não se esqueça de que prevenir é o melhor, sempre!
[…] comprometem o sistema nervoso), como a paralisia de um membro ou andar cambaleando, por exemplo. O gato Exótico é um felino que possui predisposição à doenças neurológicas. Hoje, explicaremos algumas delas […]
[…] gato Exótico é um felino que possui predisposição à doenças neurológicas. Hoje, explicaremos algumas delas […]