Um fenômeno que deixa qualquer gateiro apaixonado é a heterocromia. Mas será que ela é sinal de alguma doença?

Essa condição conhecida como heterocromia é quando os olhos do animal possuem cores diferentes entre si. Ela parece ser muito comum entre felinos, porém pode também ocorrer em cães e humanos, resultado de alterações genéticas ou traumas durante a vida. 

Heterocromia genética x Heterocromia desenvolvida 

Mais comumente, a heterocromia é resultado de alterações genéticas no organismo do gatinho antes de seu nascimento. Todas as características que definem a sua aparência externa, como a cor dos olhos e dos pelos, são definidas por células conhecidas como melanócitos, protetoras da melanina no organismo. A diferença no número de melanócitos em cada um dos olhos resulta em diferentes características para eles, ou seja, na heterocromia genética. 

Há, ainda, a possibilidade da heterocromia ser desenvolvida, resultado de ferimentos ou tumores na região dos olhos que podem levar à alteração da cor dos olhos. Neste caso, não é a falta de melanina a responsável pela heterocromia, mas sim o efeito de cicatrizes que deixam os olhos mais esbranquiçados ou azulados, por exemplo. 

Ela é sinal de alguma doença? 

Apesar da heterocromia em si não ser uma doença ou apresentar riscos para os bichanos, profissionais da área apontam que gatos brancos com heterocromia têm mais chances de desenvolver doenças na visão e problemas de surdez.  

Além disso, é importante lembrar que a heterocromia não significa que a cor do olho do gato irá se modificar ao longo de sua vida. Caso os olhos do seu gatinho mudem de cor em algum momento, é fundamental que ele seja levado ao veterinário para uma avaliação. 

Raças de gatos mais propensas a ter heterocromia

Apesar de qualquer tipo de bichano poder desenvolver esta condição, há algumas raças que apresentam maior índice de heterocromia. São elas: 

Angorás

Além de olhos grandes e expressivos – geralmente azuis e verdes – os Angorás frequentemente apresentam olhares com combinações de cores diferentes.

Entenda a heterocromia em gatos - Curiosidades, Diferenças, Gatos, Saúde

Bobtail japonês

Conhecidos por seus rabinhos que parecem mais característicos de coelhos do que de gatos, os Bobcats japoneses também apresentam alto índice de heterocromia.

Entenda a heterocromia em gatos - Curiosidades, Diferenças, Gatos, Saúde

Van turco

O gato que, acredite se quiser, tem MUITA afinidade com água, também tem afinidade com alterações genéticas que te dão um charme especial.

Entenda a heterocromia em gatos - Curiosidades, Diferenças, Gatos, Saúde

Siameses

Os gatos siameses são muito populares nas famílias brasileiras e não raramente se encontram filhotes com olhinhos diferentes. 

Entenda a heterocromia em gatos - Curiosidades, Diferenças, Gatos, Saúde

Persas

Além de seus pelos longos e macios, os gatos persas também se destacam quando o assunto é um “olhar marcante”. 

Entenda a heterocromia em gatos - Curiosidades, Diferenças, Gatos, Saúde

Apesar disso, gatos de qualquer raça podem desenvolver essa condição inofensiva para os bichanos. Ainda assim, vale lembrar que visitas regulares ao seu médico veterinário são sempre importantes, independente da cor dos olhos, pelagem ou raça do seu peludinho! E para fazer isso com tranquilidade, conte sempre com a Doutor Pet: você ama, a gente cuida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.