Zootecnia, saiba mais sobre essa profissão!

Semana passada, dia 13 de Maio, foi o Dia do Zootecnista. É uma data que homenageia os profissionais que se dedicam totalmente ao bem-estar dos animais e também a preservação do meio ambiente. O dia do Zootecnista é comemorado nesta data por conta da primeira aula do curso Zootecnista no Brasil, 13 de Maio de 1966. A palavra ‘Zootecnista’ significa ‘a arte do animal’, palavra formada das radicais ‘zoo’ (do grego animal) e, ‘techne’ (do grego arte ou técnica).

O QUE É?

O Zootecnista trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do seu peso, saúde e alimentação. Outra função desse profissional é também cuidar da reprodução e melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade de derivados como leite, ovos e carne. A quem desejar seguir essa carreira, acima de tudo deve gostar muito de animais, afinal, o bem-estar deles está sempre em primeiro lugar.

Mesmo que tenham semelhanças no mercado de trabalho, o zootecnista não deve ser comparado a um veterinário, que por sua vez atua na saúde do animal com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais ligado à melhoria da produtividade e do rendimento animal.

ONDE ATUAM?

O profissional formado em Zootecnia atua na produção animal, criação de animais de companhia, lazer e esporte, preservação da fauna, setores da produção animal desde a nutrição, melhoramento genético e reprodução, respeitando sempre o bem-estar do animal e também em todas as atividades agropecuaristas, assim, sendo capaz de administrar empreendimentos do agronegócio, como granjas e fazendas.

Desenvolvem atividades que visam a preservação do meio-ambiente, defesa da fauna e orientações da criação de animais silvestres. Podem ainda atuar em biotecnologias, como manipulação genética, marcadores moleculares, biotecnias reprodutivas e nutricionais.

Por fim, a Dr Pet admira todos os profissionais da Zootecnia! <3

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


banner cta

Deixe um comentário