Cada vez mais amado por todos os brasileiros, o Poodle se tornou uma raça muito popular nas casas dos amantes de cachorros. Muitos têm dúvidas sobre a verdadeira origem desses pets, alguns dizem ser italiana, outros acreditam que seja alemã ou até mesmo francesa descendente da raça ‘Barbet’.

Poodle branco olhando pela janela do carro
Photo de ibrahim rifath no unsplash

Temperamento do Poodle

Depois de muitas pesquisas e adestramento, chegou-se a conclusão de que o Poodle é uma das raças mais inteligentes do mundo, capazes de facilmente compreender comandos e gravá-los para quando for exigido. Contudo, sua inteligência precisa ser estimulada constantemente com novos comandos e brincadeiras.

O Poodle é extremamente fiel à sua família e protetor do seu território. Por serem muito ligados aos donos, algumas pessoas podem pensar que essa raça não se dá bem com outros animais ou crianças, o que não é verdade. São extremamente obedientes e carinhosos, uma raça excelente para conviver.

Padrão físico da raça

Existem quatro cores mais comuns de pelagem: brancos, marrons, cinzas e pretos. Contudo, é importante ressaltar que depois dos dois anos a cor da pelagem pode muda. Seus pelos são macios, variando entre enrolados e crespos.

O tamanho do Poodle considerado “Toy” atinge no máximo 27 cm até a cernelha; o “Mminiatura” atinge de 25 cm a 27 cm até a cernelha; o “médio” de 35 cm a 45 cm até a cernelha e o gigante de 45 cm a 60 cm até a cernelha.

Problemas de saúde

Geralmente, se o animalzinho é bem tratado, bem alimentado e recebe atendimento veterinário com as vacinas em dia, dificilmente o tutor terá algum problema. Porém, com a chegada da idade, os cães dessa raça costumam ter doenças cardíacas. Outro ponto importante são os dentes, o tutor precisa ficar atendo para o aparecimento excessivo de tártaro, o que pode se agravar e se tornar uma inflamação.

Como cuidar de um Poodle

Todos os cães dessa raça precisam de muita interação com as pessoas, de exercícios físicos e mental diariamente. Nenhum Poodle deve morar fora da casa, principalmente se ele for destinado às competições de exposição.

Quando ocorre a troca de pelagem dos Poodles, seu pelo fica preso ao redor do pelo novo e pode embaraçar se não for removido. Todavia, com cuidado, os demais cortes podem ser feitos a cada quatro ou seis semanas, é importante manter a atenção para nunca deixar o pelo do cão molhado, evitando assim o aparecimento de fungos que causam problemas na pele.

Referência: http://www.clubeparacachorros.com.br/racas/poodle/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.