Schnauzer Miniatura: saiba mais sobre seu comportamento e saúde

O Schnauzer Miniatura surgiu no final do século 1800, foi criado para ser um cão de fazendas e, devido ao seu pequeno porte, virou caçador de ratos na Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, atravessou o oceano Atlântico e não demorou a fazer fama na América.

Foi usado como garoto propaganda de duas marcas famosas e, na época, era a terceira raça mais popular da América. Mas, aqui no Brasil, a popularidade dos Schnauzers não está tão em alta devido à alguns equívocos de comportamento relacionados a eles.

Comportamento

Muitos dizem que o Schnauzer é um cãozinho barulhento, mas na verdade, como são considerados cães de guarda, eles usam os latidos para darem avisos aos tutores sobre situações que acham que devem ser comunicadas. Esse comportamento é apenas um exemplo de como essa raça é protetora e apegada ao dono, pois costumam segui-los pela casa e estar sempre por perto.

Por terem bastante energia, serem bastante brincalhões e sociáveis, também são ótimos com crianças. Sendo consideradas umas das poucas raças que gostam de crianças! Assim como a relação com outros animais também é muito boa, mesmo ele gostando de correr atrás de outros pets.

Mesmo sendo bastante energéticos e adorarem brincadeiras, em alguns momentos eles gostam de apenas ficar quietos, eles chegam a repousar cerca de 80% do dia e precisam muito desse descanso para repor as energias.

Schnauzers Miniaturas também são muito inteligentes e adestráveis, estão em 12º lugar no ranking de inteligência canina. Eles estão sempre atentos, tanto ao dono como ao ambiente, por isso pegam os comandos mais facilmente.

Saúde

Os Schnauzers precisam de muito cuidado com o pelo, pois possuem uma pelagem mais dura. Mas, apesar do cuidado, a manutenção é mais fácil do que se imagina. Aos que possuem a raça para participar de competições e exposição é necessário realizar o stripping, que é a remoção semanal de parte dos fios mais grossos, com uma faquinha especifica para que o cão não tenha infecções como acnes. Em outro casos, se houver boa alimentação e banhos quinzenais a tosa na máquina não provoca inflamações de pele. Mas, não se esqueça! A raça também precisa de escovação semanal com escova de cerdas de aço. Mesmo com todo esse cuidado os Schnauzers tem pouquíssimo cheiro e, como não passam por muda, não perdem muito pelo, o que é ótimo para pessoas com alergias.

Devido pelagem sensível é necessário o tutor estar atento a problemas de pele, como dermatite. Outra doença recorrente nessa raça é a urolitíase, a formação de cálculos no aparelho urinário.

É importante realizar os exames correspondentes a essas doenças regularmente! Por isso, não se esqueça que prevenir é o melhor sempre!

Referência: Revista Cães & Cia, ed. 456, pág. 52.

banner cta

Deixe um comentário