A alergia ou dermatite alérgica é uma doença de pele comum em cães, sejam eles de casa ou apartamento. A alergia é uma reação do sistema imunológico do animal contra alguma substância que ele identifique como estranha ou não reconheça. Quaisquer substâncias que causem alergia no cachorro podem ser chamadas de alérgeno, sendo essas variáveis de acordo com o cachorro, assim como as alergias podem variar de pessoa para pessoa.

É importante identificar o alérgeno que está dando reações no animal, pois quanto mais o cachorro estiver em contato com ele, mais intensa será a alergia, podendo levar o animal a óbito. Em sua maioria as alergias são manifestadas por dermatites, coceira, vermelhidão na pele, bolinhas que surgem na espinha ou em falhas no pelo.

CAUSAS DE ALERGIA

Os alérgenos mais comuns entre os cachorros são a ingestão de leite, determinados grãos que contém em ração, picada de pulga, atopia canina (causa não determinada), plantas ou gramas, pílulas hormonais usadas para evitar o cio em cadelas, produtos de limpeza, tecidos, vermes ou carrapatos e medicamentos.

SINTOMAS DA DERMATITE ALÉRGICA

Alguns sintomas que podem nos ajudar a identificar a alergia são a coceira intensa, a perda de pelos, lambedura excessiva no local da alergia, secreção nos olhos, pele com inflamações, crostas ou machucada e ouvido inflamado com frequência.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA ALERGIA

Existem alguns exames específicos para determinar quais substâncias podem causar a reação alérgica no animal. É importante saber se o problema do cachorrinho é realmente uma alergia ou alguma outra doença

O método mais rápido e funcional é um teste intradermal ou exame de sangue que ajuda na identificação da substância causadora da alergia. A prática mais comum é ir eliminando os objetos ou locais que podem estar desenvolvendo a alergia até descobrir o que realmente a causou. Por isso é importante observar o pet e em qual período ele teve a crise alérgica, por exemplo, caso tenha uma planta nova em casa e a partir disso o cãozinho começou com sintomas da reação alérgica, é possível que seja pela nova plantinha.

Lembre-se que a prevenção é o ideal sempre!

Referência: http://tudosobrecachorros.com.br/alergias-dermatite-alergica-caes/

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.