A doença renal em gatos é algo muito comum, seja ela aguda ou crônica, contudo seus sintomas não são tão fáceis de identificar, em gatos idosos, por exemplo, a inatividade deles é associada ao processo de envelhecimento e não ao sintoma de alguma doença.

O QUE É INSUFICIENCIA RENAL?

A insuficiência renal aguda ocorre duvido a perda súbita de uma ou mais funções renais e pode ser causada por isquemias ou induzidas por agentes tóxicos, nesse caso a doença pode ser reversível.  Já no caso da doença renal crônica as lesões nos néfrons (menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina) são geralmente irreversíveis, essas lesões pode vir de um período de semanas, meses ou anos e é uma das maiores causas de mortes nos gatos.

QUANDO OCORRE A DOENÇA?

A insuficiência renal ocorre quando houve a perda de 70% das funções dos rins. Um rim com insuficiência não consegue filtrar as toxinas do sangue de forma eficaz, resultando em acúmulo de toxina no sangue, o que pode levar à inflamação da parede estomacal levando o felino a perda de apetite e vômitos.

QUAIS SINTOMAS DA IRA E DRC?

Os principais sintomas da IRA (insuficiência renal aguda) são desidratação, hemorragia, diminuição de pressão, anestesia profunda, sepse, choque, hipertermia, hipotermia, queimaduras, trauma, trombose vascular renal e reações em transfusões sanguíneas. Já com a DRC (doença renal crônica) pode ser doenças imunológicas, amiloidose, neoplasia, gentes nefrotóxicos, isquemia renal, causas inflamatórias e infecciosas, doenças congênitas e hereditárias obstrução do fluxo urinário.

COMO DIAGNOSTICAR?

Para diagnosticar e determinar o estágio da doença é preciso além do exame físico, solicitar exames complementares, como exames de sangue (hemorragia e bioquímica), exame de urina (EAS e relação proteína/creatinina urinária) e para diferenciar os dois tipos da doença é necessário realizar a ultrassonografia abdominal.

COMO PREVENIR?

É importante sempre estar atento para melhorar a qualidade de vida do bichano, existem pequenas coisas que podemos fazer para evitar a insuficiência renal, tais como: sempre deixar a água limpa, filtrada e fresca para o gatinho, não dar restos de comida a ele, evitar dar guloseimas, perguntar ao veterinário qual a melhor dieta para ele, ficar atento as mudanças de comportamento e em casos de suspeita de doença renal, levar o animal ao veterinário imediatamente.

Lembre-se, prevenir é o melhor, sempre! <3

Referências: http://blog.catclub.com.br/doenca-renal-felina-e-importante-conhecer-as-causas-e-sintomas/

http://amigosdosanimais.blogs.sapo.pt/doencas-renais-em-gatos-causas-sintomas-47821

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.