Saiba como tratar Acne Felina

Acne é um problema de pele que afeta tanto os humanos quanto os pets. Muitas vezes passa despercebida pelos tutores e se não for tratada corretamente pode causar muito desconforto e, em casos mais graves, passar por tratamento com antibióticos.

Geralmente, esse tipo de lesão aparece por conta de um processo inflamatório, onde a queratina produzida acaba tampando o folículo da pele do animal, fazendo com que ela produza mais oleosidade, criando um ambiente propício para proliferação de bactérias.

Quais são os sintomas?

Os cravinhos e espinhas tornam-se problemas quando infeccionam, ficam inchados e inflamados, causando incômodo para o pet que acaba coçando a região, podendo se ferir no processo. Os lugares onde a acne felina é mais recorrente são: queixo do pet e na parte interna dos beiços do animal.

Outro motivo que pode causar as lesões na pele, além do entupimento do folículo, é a utilização de vasilhas de plástico para a alimentação do animal. Por ser um material poroso, o plástico facilita o alojamento das bactérias, que estão só esperando o momento certo de entrarem em contato com o gato.

 

Qual é o tratamento?

Se seu gato apresenta somente pontinhos pretos, basta reforça a higienização da região, utilizando um algodão com água morna para limpar o queixo e focinho do pet. Porém, se houver inflamação ou a região já estiver lesionada, leve-o ao veterinário para que faça a extração e em alguns casos, a prescrição de antibióticos, anti-inflamatórios e desinfetantes de pele.

 

Dicas para evitar:

Além da limpeza, o ideal é substituir os potes de água e comida de plástico por versão de outros materiais, como cerâmica ou inox. O plástico é um material poroso que acumula gordura, facilitando o processo de proliferação de bactérias.

 

 

 

Deixe um comentário