Com energia de sobra, inteligência e com necessidade de exercício, o Rottweiler é uma raça que ao contrário do que falam, não é agressiva. É um cão com problemas de relacionamento com outros cães, portanto é necessária a adaptação com outras raças quando filhote.

Ao ser quase extinta no século XIX, atualmente pode ser utilizado como tracking, cão de guarda, cão policial e cão de alerta. É o nono cão no ranking de inteligência e pode se tornar agressivo caso não respeitem seu território. Essa raça tem problemas hormonais, oncológicas e ortopédicas.

Ortopédicos

Existem duas doenças ortopédicas que seguem basicamente o mesmo rumo, só que em lugares diferentes: a Displasia de cotovelo e a coxofemoral.

A displasia de cotovelo é o desenvolvimento anormal da articulação dos joelhos. Antigamente, era usado para descrever casos de desgaste de cartilagem. Hoje, é usado para definir um conjunto de 4 doenças. Conhecido como a desunião do músculo do antebraço (chamado ancôneo), pode desenvolver para artrose. Já a coxofemoral é a desunião do músculo da coxa e possui 5 graus da doença. Ambas podem ser diagnosticadas pelos exames de raio-x e tomografia, sendo o tratamento através de cirurgia.

Oncológicos

O câncer em cães é difícil de ser diagnosticado, pois, não há um fator que desencadeia e pode acontecer com qualquer raça. Existem alguns sintomas que podem ajudar na descoberta, sendo eles: dor, dificuldade de urinar ou defecar, tosse frequente, perda de peso, vômitos e sangramento. O diagnóstico é feito mediante exames histopatológicos e laboratoriais. O tratamento é a cirurgia de retirada desse tumor.

Hormonais

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula da tireoide passa a não produzir a quantidade necessária dos hormônios T3 e T4 para regular o metabolismo. Costuma afetar a partir dos 4 anos. O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, hormonais e o tratamento é mediante medicamentos.

Lembre-se que prevenir é o ideal sempre!

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/rottweiler.html
http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/rottweiler/
http://renalvet.webnode.com.br/endocrinologia/hipotireoidismo-/
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/hipotireoidismo-caes/
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cancer-cachorro/
http://idmedpet.com.br/saude-de-a-z/cancer-em-caes-quais-os-tipos-mais-comuns-e-quais-os-principais-sintomas.html
[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.