Rottweiler – Veja seus possíveis problemas de saúde
Com energia de sobra, inteligência e com necessidade de exercício, o Rottweiler é uma raça que ao contrário do que falam, não é agressiva. É um cão com problemas de relacionamento com outros cães, portanto é necessária a adaptação com outras raças quando filhote.
Ao ser quase extinta no século XIX, atualmente pode ser utilizado como tracking, cão de guarda, cão policial e cão de alerta. É o nono cão no ranking de inteligência e pode se tornar agressivo caso não respeitem seu território. Essa raça tem problemas hormonais, oncológicas e ortopédicas.
Ortopédicos
Existem duas doenças ortopédicas que seguem basicamente o mesmo rumo, só que em lugares diferentes: a Displasia de cotovelo e a coxofemoral.
A displasia de cotovelo é o desenvolvimento anormal da articulação dos joelhos. Antigamente, era usado para descrever casos de desgaste de cartilagem. Hoje, é usado para definir um conjunto de 4 doenças. Conhecido como a desunião do músculo do antebraço (chamado ancôneo), pode desenvolver para artrose. Já a coxofemoral é a desunião do músculo da coxa e possui 5 graus da doença. Ambas podem ser diagnosticadas pelos exames de raio-x e tomografia, sendo o tratamento através de cirurgia.
Oncológicos
O câncer em cães é difícil de ser diagnosticado, pois, não há um fator que desencadeia e pode acontecer com qualquer raça. Existem alguns sintomas que podem ajudar na descoberta, sendo eles: dor, dificuldade de urinar ou defecar, tosse frequente, perda de peso, vômitos e sangramento. O diagnóstico é feito mediante exames histopatológicos e laboratoriais. O tratamento é a cirurgia de retirada desse tumor.
Hormonais
O hipotireoidismo ocorre quando a glândula da tireoide passa a não produzir a quantidade necessária dos hormônios T3 e T4 para regular o metabolismo. Costuma afetar a partir dos 4 anos. O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, hormonais e o tratamento é mediante medicamentos.
Lembre-se que prevenir é o ideal sempre!