Raiva – Tudo o que você precisa saber sobre

A raiva é uma das doenças mais graves e que pode ser transmitida do pet ao tutor. Fatal em quase 100% dos casos, mata o cão em no máximo 5 dias, enquanto o gato resiste por 10 dias. Por ser uma doença incurável, a vacina antirrábica é extremamente importante para prevenir a doença, que deve ser ministrada entre os 4 primeiros meses do pet e posteriormente, todos os anos.

Os sintomas variam de agressividade, salivação excessiva e paralisia, mas existem diferenças entre gatos e cachorros. Em gatos existe apenas 1 tipo, enquanto em cães existem 3.

Raiva em Cachorros

Os três tipos da doença encontrada nos cães são: a Furiosa (mais comum), a muda e a intestinal (menos comum).

Raiva Furiosa

Os sintomas englobam comportamentos estranhos, permanência em lugares escuros, não responder aos chamados do tutor, nos 3 primeiros dias fica muito agitado, passa a recusar alimentos, procura água e não consegue beber, saliva muito e fica agressivo. A partir do quarto dia o pet entra em estado paralítico, convulsiona e tende a morrer em 48 horas

Raiva Muda

Além dos sintomas da raiva furiosa, apresenta paralisia do maxilar e tende a ficar melancólico.

Raiva Intestinal

Não apresenta nenhum sinal de agressividade ou paralisia, têm vômitos frequentes e cólicas por 3 dias.

Raiva em gatos

Os sintomas são parecidos com a raiva furiosa: falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia. Tende a falecer em um período de 10 dias.

Por isso, vacine seu pet! A raiva é uma das doenças que pode ser evitada com a vacinação correta e anual. Lembre-se que prevenir é o melhor sempre!

 


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

 


Referências:
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/sintomas-raiva-canina/
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vacina-antirrabica/
https://www.freetheessence.com.br/sustentabilidade/em-casa/vacinacao-contra-raiva/

 

 

banner cta

Deixe um comentário