fbpx
Nenhum comentário

Quais frutas o cachorro pode comer? Veja a lista completa!

Os tutores de cães estão sempre preocupados em como podem enriquecer a alimentação dos seus peludinhos e, por isso, recorrem a dietas especiais que podem incluir até frutas! 

Porém, muitos ficam na dúvida sobre quais delas estariam de fato liberadas para o consumo de seus cães. Com isso em mente, reunimos nesta matéria as frutas que os cachorros podem comer e aquelas que eles devem passar longe.  

Antes de tudo: 2 alertas importantes! 

O primeiro alerta que é preciso fazer quando os tutores começam a mudar a alimentação do seu cão é: sempre consulte um médico veterinário para avaliar qual é a melhor dieta para o seu cão com base em seu histórico de saúde

Muitos alimentos – incluindo frutas – que podem ser excelentes para alguns animais, podem representar riscos a outros. Assim, antes de introduzir algumas dessas frutinhas deliciosas no dia-a-dia do seu melhor amigo, converse com o seu profissional de confiança. 

Já o segundo alerta está relacionado à quantidade de frutas e petiscos que deve ser oferecida ao seu pet. Para isso, veterinários indicam uma regra geral prática para os tutores: as guloseimas não devem nunca constituir mais do que 10% do total de calorias que o cão ingere por dia. 90% da sua alimentação deve ser composta pela ração indicada pelo seu médico veterinário. Assim, tenha sempre a regra do 10/90 em mente quando considerar dar algumas frutinhas para o seu cachorro. 

Com isso em mente, vamos para o guia completo de frutas que o cachorro pode comer!

Frutas que os cachorros podem comer. 

Cachorro pode comer morango

Sim, cachorro pode comer morango. A fruta possui baixo teor calórico, é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, fibras, minerais e antioxidantes. O morango deve ser sempre oferecido sem sementes, sem o cabinho e em baixas quantidades. 

Cachorro pode comer framboesa

Sim, cachorro pode comer framboesa, já que a fruta não apresenta risco para os cães quando administrada em baixas quantidades.  

Cachorro pode comer amora

Sim, cachorro pode comer amora. Ela conta com vitamina C, fibras, antioxidantes e minerais que beneficiam o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e é grande aliada do cérebro, coração e demais órgãos do animal.

Cachorro pode comer pêssego

Sim, cachorro pode comer pêssego. A fruta típica do verão conta com vários nutrientes, tais como as vitaminas A e C, antioxidantes e possui elevado teor de fibra e açúcares, devendo ser administrada com moderação, especialmente para cães com predisposição a diabetes e sobrepeso. Lembrar de sempre retirar o caroço e as cascas antes de oferecer ao seu doguinho. 

Cachorro pode comer manga

Sim, cachorro pode comer manga. A fruta agrada o paladar dos cães, além de possuir vitaminas que o deixará forte e saudável. Ela pode ser ofertada sem a casca e sem o caroço para evitar o engasgo do cão, além de em pequenas quantidades. 

Cachorro pode comer maçã

Sim, cachorro pode comer maçã. Ela é um ótimo petisco para os cães, por ser rica em vitamina A e C. Além disso, a maçã é um alimento com textura mais firme, pobre em gorduras, excelente para pets obesos e idosos. Sempre oferecer a fruta sem o cabinho e as sementes. 

Cachorro pode comer banana

Sim, cachorro pode comer banana. Apesar de não se beneficiarem da mesma maneira como a gente dessa fruta incrível, os cães extraem muitas fibras, vitamina A e C, ajudando a dar aquele boost no seu sistema imunológico! 

Cachorro pode comer caju

Sim, cachorro pode comer caju. A fruta brasileiríssima contém muitos benefícios para os cães como: vitaminas A, B e C, minerais e fibras. Ela deve ser oferecida sem adoçantes, madura, cortada em pedaços e em pequenas quantidades para eles. 

Cachorro pode comer mamão

Sim, cachorro pode comer mamão. Ótima fonte de vitaminas A e C, fibras e minerais importantes, como potássio e cálcio, a fruta contém a enzima papaína, que atua facilitando a digestão. Assim, é preciso ter cuidado na quantidade administrada, já que pode acabar soltando demais o intestino do seu doguinho. 

Cachorro pode comer melão

Sim, cachorro pode comer melão. A fruta é uma excelente opção para cães que têm o hábito de ingerir pouca água, além de ter vitamina A, B e potássio. 

Cachorro pode comer melancia

Sim, cachorro pode comer melancia. Composta por 92% de água, a melancia é outra excelente opção para manter o pet hidratado, contando com as vitaminas A e B6. Lembre-se de sempre oferecer a fruta sem sementes e sem cascas. 

Cachorro pode comer pera

Sim, cachorro pode comer pera. Assim como a maçã, a textura da pera torna a fruta uma ótima opção de snack para os nossos peludinhos. Fonte de vitaminas A e K, potássio, cálcio e fósforo, ela pode ser servida em pequenas quantidades para o cão. 

Cachorro pode comer mexerica

Sim, cachorro pode comer mexerica. Se engana quem pensa que só porque é cítrica, a fruta ficaria de fora dessa lista. Ela deve ser sempre dada ao seu cão sem casca, sem as sementes e em quantidades que não excedam 10% das calorias diárias consumidas por ele. Se ofertada corretamente, a mexerica é uma excelente fonte de vitamina A e C, potássio e fibras. 

Cachorro pode comer goiaba

Sim, cachorro pode comer goiaba. Considerada por alguns veterinários como uma das frutas mais interessantes para os cães, a goiaba possui quantidades interessantes de ácido fólico, potássio, vitamina A e C e fibras, podendo beneficiar a saúde intestinal do animal. 

Cachorro pode comer coco

Sim, cachorro pode comer coco. Com benefícios semelhantes aos que trazem para nós, humanos, a fruta possui uma quantidade elevada da “gordura boa” que pode ser consumida pelo cão, claro, sempre em baixas quantidades. 

Cachorro pode comer ameixa

Sim, cachorro pode comer ameixa. Porém NUNCA com o caroço. Além de oferecer riscos grandes de engasgo para os cães – especialmente para filhotes -, o caroço possui cianeto em sua composição, uma substância tóxica para o organismo de muitos animais, inclusive do cão. Assim, oferecida devidamente, a polpa da ameixa é uma boa fonte de vitamina A, do complexo B e fibras.  

Cachorro pode comer figo

Sim, cachorro pode comer figo. A fruta não é considerada tóxica para cães, além de garantir vitaminas A, B e E, fibras e ser uma fonte interessante de cálcio, ferro, fósforo e potássio que contribuem para um funcionamento saudável do organismo do animal. É importante sempre higienizar a fruta e retirar as cascas e a semente antes de dá-la ao cão. 

Cachorro pode comer jabuticaba

Sim, cachorro pode comer jabuticaba. A fruta é rica em antioxidantes, essencialmente em sua casca e por isso pode ser uma boa opção de petisco para cães. Apesar disso, ela conta com muita frutose e calorias, portanto não deve ser oferecida em quantidades elevadas, seguindo sempre a regra dos 10%. 

Cachorro pode comer maracujá

Sim, cachorro pode comer maracujá. Porém, sempre sem os caroços e em pequenas quantidades. Vale lembrar que a principal vitamina da fruta é o ácido ascórbico (ou vitamina C), que já é naturalmente sintetizada pelo organismo de cães saudáveis, portanto a fruta não trará tantos benefícios para o cachorro.

Frutas que os cachorros NÃO podem comer. 

Cachorro pode comer uva

Não, cachorro não pode comer uva. Não se sabe exatamente o motivo da intoxicação em cães por conta da fruta, mas a uva é perigosa para eles em qualquer quantidade. 

Alguns animais podem ter reações mais graves do que outros, porém os sintomas mais comuns da intoxicação pela uva são: redução do apetite, letargia ou fraqueza

vômitos, diarreia, flacidez do abdômen, desidratação, aumento da sede, diminuição da urina, podendo levar até a casos de insuficiência renal. 

Assim, se o seu cão ingeriu uva, é essencial levá-lo para uma clínica veterinária para receber a assistência necessária de um profissional. 

Cachorro pode comer uva passa

Não, cachorro não pode comer uva passa. Assim como as uvas tradicionais, a uva passa é uma fruta que o cão deve passar longe, por causar reações diversas que podem levar até a insuficiência renal e morte do animal. No caso de ingestão, procurar um médico veterinário o quanto antes. 

Cachorro pode comer cereja

Não, cachorro não pode comer cereja. Devido à concentração de cianeto na casca e semente da cereja – substância que causa intoxicação e atrapalha o transporte celular -, os especialistas não recomendam que tutores ofereçam a fruta para os seus cães como um petisco. 

Se o seu cachorro ingeriu cereja, fique atento aos sinais de intoxicação, como vômito, diarreia, fraqueza, tremores, e procure um médico veterinário ao menor sinal de mudança de comportamento do animal. 

Cachorro pode comer abacate

Não, cachorro não pode comer abacate. A fruta contém persina, substância tóxica para os cães que pode causar complicações gastrointestinais leves ou graves. Além disso, é uma fruta muito gordurosa e contém um caroço que pode provocar sufocamento nos cães. Assim, o abacate não deve de forma alguma entrar na dieta dos cachorros. 

Caso o seu cão tenha ingerido abacate, fique de olho no comportamento dele. No sinal de  alguma mudança ou comportamento anormal, como dores abdominais, vômito, diarreia, tremores e apatia, procure um pronto-socorro veterinário. 

Cachorro pode comer carambola

Não, cachorro não pode comer carambola. A fruta em formato de estrela possui sais oxalatos de cálcio solúvel que podem levar a quadros de falência renal em cães com rins debilitados ou até mesmo saudáveis! Além disso, a fruta contém uma substância chamada caramboxina, que prejudica ainda mais a saúde renal e pode levar a alterações neurológicas no animal. 

Assim, no caso de ingestão da carambola, leve o seu cão para assistência médica de um veterinário. 

Cachorro pode comer abacaxi

Não, cachorro não pode comer abacaxi. De maneira geral, a fruta não é tóxica para cães, porém, por ser muito ácida, pode causar gastrite ou outras complicações no estômago do seu amigo. Assim, o abacaxi não é um bom petisco para os cães. 

Resumindo… 

Frutas
Liberado Não liberado
✅ Morango

✅ Framboesa

✅ Amora 

✅ Arando

✅ Pêssego

✅ Manga

✅ Maçã

✅ Banana 

✅ Caju

✅ Mamão

✅ Melão

✅ Melancia

✅ Pera

✅ Mexerica

✅ Goiaba

✅ Coco

✅ Ameixa

✅ Figo

✅ Jabuticaba

✅ Maracujá

❌ Uva

❌ Uva Passa

❌ Cereja

❌ Abacate

❌ Carambola

❌ Abacaxi

E aí, curtiu esse conteúdo? Fique sempre de olho no blog da Dr Pet para saber mais dicas, curiosidades e notícias relevantes para todos os tutores de cães e gatos

banner cta
você pode gostar também
Tags: , , , , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu