A acupuntura é uma das técnicas terapêuticas mais conhecidas no mundo. Ela tem sido amplamente indicada tanto para humanos, quanto para os pets por trazer diversos benefícios para a saúde. Porém, o que muitos não sabem é que desde 1995, ela não é mais considerada terapia alternativa, mas sim uma especialidade médica que tem sido amplamente indicada pelos veterinários.

 

Como é feita a acupuntura veterinária?

Nas sessões são aplicadas agulhas em pontos específicos para o alívio de dores e tratamento de doenças ortopédicas, musculares, respiratórias, entre muitas outras. Alguns pets podem ser mais sensíveis e sentir um leve desconforto no início da sessão, que em seguida é substituído por sensações de relaxamento

Quais são os benefícios?

A acupuntura veterinária tem registros tão antigos quanto a aplicada em humanos e possuem o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida dos animais. Por não possuir efeitos colaterais é indicada para pets de todas as idades, mas principalmente para os mais idosos.

 

Para quais enfermidades ela é indicada?

A prática é altamente indicada para casos ortopédicos, como: artroses, displasia de cotovelo, luxação de patela e hérnias de disco. Também é indicada como complemento no tratamento de câncer, epilepsia, distúrbios digestivos e respiratórios, neurológicos e neuromusculares, incluindo sequelas da cinomose.

 

A acupuntura pode ser usada como tratamento único?

Depende da enfermidade que afeta seu pet. O recomendado é levar seu pet a um veterinário especializado para ele realizar uma avaliação. Em casos mais graves, ela é usada como complementar ao tratamento clínico junto de medicações. Em situações mais brandas, ela pode ser utilizada como tratamento único.

 

Você sabia que os planos Rubi Clube e Diamante Clube têm cobertura para sessões de acupuntura? Para saber mais, acesse: www.doutorpet.com 

 


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]


Referências: 

Petz – Acupuntura veterinária(link)

Fisioanimal (link)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.