O acasalamento felino é difícil passar despercebido por aqueles que estão ao redor. Isso porque a espécie é conhecida por ser muito barulhenta durante a reprodução, onde a gata emite gritos e gemidos sonoros que, infelizmente, não são indicativos de prazer e, sim, de dor. 

Do cio ao acasalamento 

A vocalização da gata começa bem no início do processo de reprodução: quando ela entra no cio. Assim que a gata começa a apresentar os primeiros sinais de que está entrando em seu período fértil, ela deve começar a emitir um tipo de vocalização específica para sinalizar e atrair os machos da região. 

Quando durante esse período a gata encontra um macho para acasalamento, desde o posicionamento da fêmea até a penetração pelo macho é algo muito semelhante a um briga entre felinos, onde além de dominá-la segurando-a pelo cangote, o macho também machuca a fêmea com as espículas penianas.

As espículas penianas se assemelham a espinhos no pênis do gato que são responsáveis por prender o pênis à vagina para garantir a ejaculação completa, além de sensibilizar as terminações nervosas que liberam os hormônios responsáveis pela ovulação da fêmea. 

Assim, todo o processo de acasalamento é muito doloroso para a fêmea – desde a dominação até o fim da cópula – e, por isso, as gatas gritam durante o processo. 

Castração é um ato de amor 

Apesar de chocante, todo o processo descrito anteriormente é natural entre os felinos. Porém, é essencial não romantizá-lo. 

Gatos fêmeas e machos devem ser castrados a fim de garantir o controle populacional da espécie e prevenir doenças e perigos que estão sujeitos em encontros com outros bichanos. 

Uma gata prenha pode ter de 4 a 6 filhotes em média a cada gestação – que dura em média, 65 dias. Logo após ter os filhotes e mesmo durante a amamentação, a fêmea já pode entrar novamente no cio e engravidar de mais uma ninhada. 

Assim, quanto mais gatos nascerem, mais felinos estão expostos à situação de vulnerabilidade, especialmente se eles não possuírem um lar. Por isso, profissionais da área recomendam que os tutores priorizem a castração do animal – seja ele macho ou fêmea – assim que liberado pelo médico veterinário. 

Castrar é um ato de amor pois previne a gravidez, auxilia no controle populacional e diminui o risco de doenças, como tumores de mama e de ovário. A castração gratuita é oferecida em diversas campanhas ao longo do ano pelas prefeituras locais e, caso opte por realizar o procedimento de maneira particular, você pode sempre contar com a Dr Pet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.