Todo tutor de cão sabe que o olfato é uma das principais maneiras que o cão tem de entender a situação que está ao seu redor, dado o quão apurado esse sentido é nos cachorros. 

Porém, há uma situação recorrente relacionada ao olfato canino que deixa alguns tutores um tanto quanto desconcertados: quando o cão decide cheirar as partes íntimas de outros humanos ou animais. Se isso já aconteceu com você, com certeza já se perguntou sobre o porquê desse comportamento. Confira a resposta hoje! 

O olfato canino é muito mais apurado do que o humano… Muito mesmo! 

O olfato canino é reconhecido por ser superpotente. Enquanto os seres humanos possuem 5 milhões de células olfativas, os cachorros contam com 120 a 300 milhões de células do mesmo tipo! Ou seja, a sua alta capacidade olfativa faz com que os animais detectem odores que os humanos não conseguem nem imaginar. 

Além da superioridade no número de células olfativas, a anatomia do nariz do cão evoluiu durante milhares de anos de forma a potencializar a recepção e processamento dos cheiros pelo animal. 

E como se não bastasse, os cães, assim como outros animais tetrápodes, contam com um sistema extra – o órgão de Jacobson – que ajuda a otimizar a recepção de odores provindos dos hormônios e feromônios de outros animais. 

Assim, é seguro dizer que os cães são capazes de captar e registrar muitíssimas informações utilizando apenas o olfato. 

Por que os cães cheiram as partes íntimas de pessoas e outros animais? 

Agora que você já sabe como funciona o olfato dos cães, vamos voltar ao questionamento que o trouxe até aqui: por que os cães cheiram as partes íntimas de pessoas e outros animais? 

Esse comportamento está diretamente ligado ao fato dos cães confiarem neste seu sentido apuradíssimo para saber um pouco mais sobre os humanos e outros animais. 

O nosso odor funciona como um “cartão de visita” para os cães nos conhecerem melhor e dada a alta concentração de glândulas sudoríparas – e, consequentemente, ferormônios – na região da virilha, eles optam por cheirá-la para identificar o nosso odor natural com mais facilidade. 

O mesmo acontece quando um cão cheira o “bumbum” de outros cães. Ao fazerem isso, é uma forma de se apresentarem e coletarem informações importantes sobre o seu novo colega, como a idade, condições gerais de saúde e até mesmo se a fêmea está ovulando, por exemplo. 

Pesquisadores notaram que quando uma fêmea ovula, ocorre uma mudança nos feromônios que atraem os cães. Com isso em mente, decidiram treinar pastores australianos para identificarem e recolherem vacas em período fértil para que os fazendeiros e pecuaristas pudessem administrá-las da melhor maneira. Tal “teste do cheiro” dos cães se tornou um método muito preciso e confiável de prever a ovulação de animais e até mesmo de seres humanos. 

Assim, quando um cão se aproximar para cheirá-lo, não precisa estranhar! É apenas um comportamento completamente natural do animal para te conhecer um pouquinho melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.