Escovar os dentes dos felinos pode ser uma tarefa difícil, porém, esse hábito evita diversas doenças que tem início na boca e podem levar ao comprometimento de todo o organismo do animal.

Preparar tudo antes da escovação é essencial para tornar a tarefa mais fácil, uma dica é optar sempre pelos produtos específicos para pets, como pastas veterinárias, quanto à escova, recomenda-se o uso de escovas infantis com cerdas macias ou a escova interdental, utilizada para higienizar aparelhos fixos e móveis.

Com os produtos em mão, vamos ao passo a passo ideal que deve ser realizado todo dia:

A primeira dica é procurar sempre agir com delicadeza e sempre respeitando o processo de adaptação do pet.

O primeiro passo é começar a manipular a face do animal, comece fazendo carinho até que ele se sinta bem à vontade com situação. Você pode dar um reforço positivo, como um petisco ou uma brincadeira. Aumente o tempo de manipulação semanalmente até que ele se sinta confortável com a proximidade facial.

Massageie a gengiva do animal, para que ele se acostume com essa manipulação, utilize também outras texturas como uma gaze ou algodão, quando ele aceitar com tranquilidade ofereça um agrado.

Finalmente quando a manipulação já não for um problema, escove os dentes dele, para isso o método de escovação sulcular, coloque a escova a 45 graus com o dente, para que as cerdas alcancem o sulco gengival, que é o espaço entre os dentes e a gengiva, e faça movimentos de vai e vem. Lembre-se sempre de recompensa-lo, para que ele se sinta confortável, e para que das próximas vezes o animal saiba que ganhará algo com aquilo.

ATENÇÃO! A escova utilizada deve ser trocada mensalmente! Caso seja utilizada a escova interdental, observe o  desgaste do metal pois o animal pode morder e engolir!

 

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Referência: Pulo do Gato, Ed. 130, pág. 28.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.