O que é a fosfatase alcalina em cães?

Você já foi ao veterinário e ele solicitou que o seu cãozinho realizasse o exame de fosfatase alcalina? O exame mostrou níveis altos?

Fique tranquilo! Neste post, iremos abordar um pouco sobre o assunto.

O que é fosfatase alcalina?

A fosfatase alcalina é uma enzima, que são proteínas que aceleram a velocidade das reações químicas no nosso organismo. Ajudam na digestão de gordura e também no fortalecimento dos ossos.

Como o diagnóstico é feito?

Os níveis elevados, geralmente estão relacionados a algum problema de saúde, que podem ser tanto patológicos ou fisiológicos.

Primeiro é feito o exame de sangue. Com ele, é possível identificar os níveis da fosfatase alcalina. Porém, só esse exame não é o suficiente, pois os níveis, isoladamente, não servem para diagnosticar o que o cachorro tem.

Veterinária com a mão no pescoço do cachorro, está o analizando

Imagem por Shutterstock

Os tutores deverão informar tudo sobre o animal durante a consulta, como o uso de medicamentos, mudanças no comportamento, troca na rotina, etc. Isso ajuda a chegar ao diagnóstico preciso.

Existe alguma forma de tratamento?

Devido a quantidade de fatores que podem elevar o nível de fosfatase alcalina, não é possível afirmar que existe um tratamento específico.

Porém não se preocupe! Com o diagnóstico correto, o veterinário inicia um procedimento médico em função da causa que provocou o aumento.

Cachorrinho beijando rosto de veterinária

Imagem por Shutterstock

Por exemplo, se a causa do aumento for diabetes, o veterinário iniciará a aplicação de insulina e uma dieta especial. Já se for hepatite, será administrado antibióticos.

Acima de tudo o ideal é manter suas consultas, exames, vacinações e visitas ao veterinário em dia. A prevenção sempre é o melhor remédio!

Referências:
https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2019-01-03/fosfatase-alcalina-alta-em-caes.html
https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18546-fosfatase-alcalina-sangue
www.estudopratico.com.br/enzimas-funcoes-e-classificacao/
https://www.peritoanimal.com.br/fosfatase-alcalina-alta-em-caes-22843.html
https://www.todamateria.com.br/enzimas/

Deixe um comentário