Os cachorros são seres mais do que especiais e, por isso, os escolhemos para fazerem parte das nossas vidas. Além de serem grandes parceiros, os cães realmente se parecem com pequenos seres humanos – só que mais fofuxos e peludos – por demonstrarem entender o que estamos sentindo, fazendo e até mesmo o que falamos para eles. 

Mas será que os cachorros realmente têm essa capacidade de decifrar a comunicação humana? Vamos descobrir hoje!

Nós falamos com os nossos cães de maneira diferente. 

Você já se pegou falando com um voz mais fina e infantilizada com o seu doguinho? Se a resposta foi “sim”, saiba que você não é o único. 

Pesquisas realizadas por diversos especialistas de cães revelam que, de fato, os humanos escolhem maneiras diferentes de se comunicar com os animais quando comparadas com as utilizadas com os seres humanos. 

Além de utilizar um tom mais agudo, ao nos comunicarmos com pets, nós tendemos a encurtar e simplificar as frases para melhor entendimento de comandos ou informações básicas pelos nossos cachorros. Isso pode ser entendido como uma certa forma “direcionada” da linguagem, onde modulamos o tom e as construções gramaticais para nos comunicarmos da maneira mais eficiente e clara com o nosso público-alvo: os doguinhos. 

Os cachorros são capazes de responder a diversos comandos

Um estudo realizado no Canadá com cães de diversas raças revelou que, em média, os nossos companheiros peludos podem entender 89 palavras que os seus tutores falam. Então, termos como “coma”, “ passear”, “sente” são realmente entendidos quando tentamos nos comunicar com os nossos cães. 

Os pesquisadores ainda puderam mapear quais são as 10 palavras mais compreendidas pelos cachorros, veja: 

  1. O nome do cão; 
  2. Sente-se
  3. Venha
  4. Boa menina/Bom menino 
  5. Abaixe-se
  6. Fique
  7. Espere
  8. Não
  9. Ok
  10. Deixe isso. 

Além da fala, é válido lembrarmos que podemos (e devemos) utilizar gestos e expressões faciais para nos comunicarmos com os nossos cães, já que cientistas também comprovaram a sua eficiência com cachorros de diversas faixas etárias. 

O entendimento de gestos por cães é visto como muito impressionante, pelo fato de ser um dos poucos animais que são capazes de entender a intenção de certas movimentações humanas. Isso se dá provavelmente pela nossa história com os peludinhos, quando há mais de 30 mil anos estabelecemos uma relação de proximidade, cooperação e – mais recentemente – afeição com os nossos animais de estimação. 

Então.. O seu cachorro realmente te entende? 

Sim, o seu cachorro te entende muito bem! Como vimos ao longo da matéria, os cães são capazes de entender quase uma centena de palavras humanas, além de gestos e intenções. 

Assim, quando for falar com o seu peludo, lembre-se disso para que você use palavras de amor, já que ele vai estar entendendo tudinho, combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.