O mês de Novembro é dedicado para conscientizar a prevenção do câncer de próstata em humanos, os profissionais do meio veterinário buscam alertam os tutores da importância da prevenção dessa doença entres os pets. Essa patologia é mais comum em cães, porém também pode afetar os machos felinos e está relacionada à predisposição genética, podendo acometer qualquer raça, geralmente se desenvolvendo em pets acima de 6 anos.

Identifique os sintomas

Trata-se de uma doença silenciosa, o que dificulta o diagnóstico e tratamento precoces, por isso fique atento aos seguintes sintomas: urina com presença de sangue, constipação, perda de apetite seguido de emagrecimento, alterações comportamentais.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito por meio do exame físico com o toque ou pelo através de uma ultrassonografia que pode confirmar o aumento prostático. O tratamento se resume a remoção cirúrgica do órgão pet, caso existe a necessidade de quimioterapia ou radioterapia. Por ser um processo delicado e invasivo para a saúde do pet, o pós-operatório requer cuidado redobrado para uma boa recuperação. É imprescindível nessa fase seguir corretamente as instruções do veterinário.

Prevenção

Nesse caso, a prevenção para o diagnóstico precoce é essencial e o método mais indicado é a castração, que deve ser realizada antes dos seis anos de idade do pet. Esse procedimento diminui o risco do desenvolvimento dessa patologia, além de evitar a inflamação ou infecção da próstata a aumentar a longevidade do pet.

 


O melhor cuidado é a prevenção! 

Simule um plano de saúde da Dr Pet para seu pet.

[contact-form-7 id=”2850″ title=”Simule o plano pet”]

 


 

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

Câncer de próstata também atinge os pets (link)

Novembro Azul – Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. (link)[/su_spoiler][/su_accordion]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.