Muitos tutores de felinos acreditam que a vacinação pode causar sérios danos à saúde dos seus gatinhos, o que é apenas um mito, que leva a proliferação de doenças no mundo dos pets. Por isso, queremos desmistificar essa crença e mostrar como a vacinação é importante para a saúde dos nossos animaizinhos.

1 – Gatos não precisam ser vacinados

Pelos gatos serem considerados mais independentes  e ficarem doentes com menos frequência o que os cães, muitos tutores acreditam que não é necessário vaciná-los. O que está totalmente errado, pois a vacinação é essencial e deve ser feita de forma correta. Filhotes devem receber vacinas e seus respectivos reforços contra panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e FeLV. Já os adultos devem ter suas vacinas renovadas anualmente.

 

5 mitos sobre a vacinação em gatos - Gatos, Saúde
Foto retirada no unsplash

2 – Meu gato só fica em casa, por isso não precisa de vacina

Independente de como é a convivência com seu gato ele precisa e deve ser vacinado, mas saiba que o protocolo vacinal pode ser moldado e direcionado às necessidades individuais de cada paciente. Sendo assim, a consulta com um veterinário é muito importante, sendo que as doenças podem chegar ao pet indireta ou diretamente.

3 – Vacinas podem causar tumores

Alguns tutores temem vacinar seus felinos com medo de alguma complicação resultar em um tumor. Esse tumor na verdade é um sarcoma por aplicação e ocorre devido a qualquer aplicação realizada de forma subcutânea, que envolvem tanto medicamento, soro, microchip como vacinas.

Para evitar esse sarcoma, o ideal é evitar o uso de agulhas muito grossas, injetar o líquido devagar e aplicar nas extremidades do corpo do animal, nunca no dorso ou na escápula, assim caso o felino venha a ter um sarcoma o tratamento é mais fácil nessas regiões.

4 – Vacina contra raiva é só para cães

As pessoas costumam associar a raiva apenas aos cães, o que é errado, pois essa doença pode não poupa nenhum mamífero, muito menos os felinos. A única forma de protegê-los é com a vacina antirrábica anual, desde os primeiros meses de vida!

5 – Vacina dá muita reação em gatos

Reações a vacinas ocorrem até mesmo em humanos, com isso, não é recomendado que deixemos de tomá-las. Nos casos dos felinos, mesmo que elas possam acontecer, reações são incomuns, com uma taxa de 51,6 casos a cada 10.000. Sendo assim, pode vacinar seu gatinho sem medo!


O melhor cuidado é a prevenção! 

Simule um plano de saúde da Dr Pet para seu pet.

[contact-form-7 id=”2850″ title=”Simule o plano pet”]

 


[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

Revista Pulo do gato, ed. 126, pág. 26.

[/su_spoiler][/su_accordion]

 

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.