A Leishmaniose é uma doença perigosa que afeta cães, bem como seres humanos, e é transmitida por um mosquito-palha. Cães que vivem em áreas com alta incidência da doença estão em maior risco, o que torna a prevenção e o tratamento da leishmaniose canina essenciais para manter a saúde do seu animal de estimação. 

Entenda hoje como identificar a leishmaniose em cães, quais as opções de tratamento disponíveis e as medidas preventivas que você pode tomar para proteger seu pet contra essa doença. 

O que é a leishmaniose canina? 

A Leishmaniose é uma doença grave que afeta cães e outros animais, incluindo seres humanos. É causada por um protozoário chamado Leishmania, que é transmitido aos animais pela picada de um inseto conhecido como mosquito-palha. Essa infecção parasitária ataca o sistema imunológico do animal e, se não identificada e tratada devidamente, pode levar ao óbito. 

Os cães que vivem em áreas com alta incidência de Leishmaniose, como regiões tropicais e subtropicais, estão em maior risco de contrair a doença.

Como identificar a leishmaniose? 

Os sintomas da leishmaniose visceral canina variam de cão para cão, podendo apresentar casos assintomáticos, com sintomas leves ou graves. Dentre os sintomas mais observados estão: 

– Lesões e problemas dermatológicos

– Lesões e problemas oculares; 

– Linfadenopatia (Linfonodos aumentados);

– Crescimento exagerado das unhas;

– Epistaxe (sangramento nasal); 

– Anemia, diarreia e perda de peso; 

– Dificuldade de locomoção; 

Por conta da ampla gama de sintomas, é essencial que o tutor procure um médico-veterinário para o melhor diagnóstico ao primeiro sinal. O diagnóstico da Leishmaniose em cães é feito de exames parasitológicos e sorológicos, que podem detectar a presença do protozoário ou anticorpos produzidos pelo sistema imunológico em resposta à infecção.

O tratamento da leishmaniose em cães

Por muitos anos a leishmaniose foi uma doença sem tratamento, porém nos últimos anos o cenário, felizmente, mudou. Um novo medicamento regulamentado na última década  no Brasil começou a ser utilizado por veterinários e apresentou resultados positivos no tratamento da Leishmaniose. 

Mas vale lembrar que o tratamento não configura a cura total da doença, apenas parcial. Isso significa que o cão será tratado para deixar de apresentar lesões e sinais da doença ao diminuir a carga do protozoário no organismo do animal. 

Para o tratamento, é necessária a prescrição e acompanhamento médico-veterinário. Além disso, cães com leishmaniose visceral também recebem suporte para tratar outros problemas decorrentes da ação da doença. 

Prevenção da leishmaniose em cães

A melhor prevenção para a leishmaniose visceral canina é a vacinação. A vacina contra a Leishmaniose pode ser administrada em filhotes – consultar seu médico-veterinário para avaliar como melhor encaixá-la no calendário vacinal de seu pet – e então repetida todos os anos em esquema de reforço. 

Outras medidas podem ser associadas à vacinação para evitar o contato do cão com o vetor da doença, como evitar áreas infestadas de mosquitos, usar coleira-repelente e manter o ambiente limpo e livre de criadouros de insetos.

Contrate hoje o plano de saúde Dr Pet para garantir toda a proteção que o seu cachorro precisa!

Leishmaniose canina: o que você precisa saber - Cães, Saúde

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.