A mancha escura que alguns pets têm embaixo dos olhos é desenvolvida por conta de uma condição conhecida como “lágrima ácida”. Muitos tutores buscam soluções rápidas para tratarem o escurecimento do pelo do animal na região dos olhos, porém é ainda mais importante descobrir as suas possíveis causas para solucionar o problema para valer.

O que é a lágrima ácida? 

Apesar de popularmente conhecida como “lágrima ácida”, essa condição não tem relação com o ph da lágrima do pet, mas com os seus componentes, sendo o principal deles a lactoferrina (prima do ferro). Essa substância é a responsável pela coloração escura da lágrima e, quando não absorvida pelo canal lacrimal devidamente, ela se instala na região ao redor dos olhos, manchando o pelo do pet. 

Por que alguns pets têm lágrima ácida e outros não? 

Como vimos anteriormente, a lágrima ácida ocorre quando as secreções lacrimais do pet não são absorvidas propriamente pelo seu canal. Assim, o fato de alguns pets desenvolverem essa condição ou não está diretamente relacionado com a capacidade do organismo de absorver as lágrimas. Caso o seu pet não esteja as absorvendo bem, isso está relacionado com: 

É válido lembrar que animais com focinhos achatados (braquicefálicos) têm predisposição para esta condição por terem olhos proeminentes, pálpebras geralmente mal posicionadas e redução do ducto lacrimal.

Já a influência do tártaro no desenvolvimento da lágrima ácida está relacionada à conexão direto do canal lacrimal com o nariz e boca do cão, facilitando o excesso de lacrimejamento.

Como tratar a lágrima ácida? 

O primeiro passo para o tratamento da lágrima ácida é identificar a causa do seu aparecimento. Para casos de desvio ou obstrução, por exemplo, existe a possibilidade da correção cirúrgica do canal lacrimal. Porém, apenas o seu médico veterinário poderá avaliar o caso do seu pet e recomendar o melhor tratamento. 

Em relação à melhora do escurecimento da região dos olhos, há algumas dicas que o tutor pode seguir, mas tendo em mente que elas NÃO curam o problema, apenas tratarão de suas consequências momentaneamente. Assim, caso o seu pet esteja sofrendo com essa condição, você pode: 

Há ainda produtos disponíveis atualmente que auxiliam na remoção das manchas, porém esses também devem ser usados apenas com prescrição veterinária e contanto que a causa primária da doença esteja sendo tratada. 

Consulte os nossos especialistas oftalmológicos da Rede Credenciada para oferecer o melhor cuidado para o seu doguinho ou gatinho! 

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.