fbpx
Nenhum comentário

Lágrima ácida em cães: entenda o que é e como tratar.

A mancha escura que alguns pets têm embaixo dos olhos é desenvolvida por conta de uma condição conhecida como “lágrima ácida”. Muitos tutores buscam soluções rápidas para tratarem o escurecimento do pelo do animal na região dos olhos, porém é ainda mais importante descobrir as suas possíveis causas para solucionar o problema para valer.

O que é a lágrima ácida? 

Apesar de popularmente conhecida como “lágrima ácida”, essa condição não tem relação com o ph da lágrima do pet, mas com os seus componentes, sendo o principal deles a lactoferrina (prima do ferro). Essa substância é a responsável pela coloração escura da lágrima e, quando não absorvida pelo canal lacrimal devidamente, ela se instala na região ao redor dos olhos, manchando o pelo do pet. 

Por que alguns pets têm lágrima ácida e outros não? 

Como vimos anteriormente, a lágrima ácida ocorre quando as secreções lacrimais do pet não são absorvidas propriamente pelo seu canal. Assim, o fato de alguns pets desenvolverem essa condição ou não está diretamente relacionado com a capacidade do organismo de absorver as lágrimas. Caso o seu pet não esteja as absorvendo bem, isso está relacionado com: 

  • Obstrução parcial ou total do canal lacrimal;
  • Alteração no trajeto do canal;
  • Excesso de produção de lágrima;
  • Excesso de pelos na região;
  • Pálpebras mal posicionadas;
  • Tártaro nos dentes.

É válido lembrar que animais com focinhos achatados (braquicefálicos) têm predisposição para esta condição por terem olhos proeminentes, pálpebras geralmente mal posicionadas e redução do ducto lacrimal.

Já a influência do tártaro no desenvolvimento da lágrima ácida está relacionada à conexão direto do canal lacrimal com o nariz e boca do cão, facilitando o excesso de lacrimejamento.

Como tratar a lágrima ácida? 

O primeiro passo para o tratamento da lágrima ácida é identificar a causa do seu aparecimento. Para casos de desvio ou obstrução, por exemplo, existe a possibilidade da correção cirúrgica do canal lacrimal. Porém, apenas o seu médico veterinário poderá avaliar o caso do seu pet e recomendar o melhor tratamento. 

Em relação à melhora do escurecimento da região dos olhos, há algumas dicas que o tutor pode seguir, mas tendo em mente que elas NÃO curam o problema, apenas tratarão de suas consequências momentaneamente. Assim, caso o seu pet esteja sofrendo com essa condição, você pode: 

  • Limpar e secar a região dos olhos com gaze;
  • Massagear o canto dos olhos, para facilitar a vazão das lágrimas;
  • Manter o pelo ao redor dos olhos sempre limpo e aparado;

Há ainda produtos disponíveis atualmente que auxiliam na remoção das manchas, porém esses também devem ser usados apenas com prescrição veterinária e contanto que a causa primária da doença esteja sendo tratada. 

Consulte os nossos especialistas oftalmológicos da Rede Credenciada para oferecer o melhor cuidado para o seu doguinho ou gatinho! 

banner cta
você pode gostar também
Tags: , , , , , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu