Boa parte de nós já vimos vídeos ou apresentações na televisão de cãezinhos fazendo truques, correndo por obstáculos, realizando shows incríveis, repetindo movimentos ou até mesmo obedecendo ao seu dono sem hesitar, com isso, muitas pessoas ainda acreditam que isso significa a inteligência do animal, contudo, estudos revelam que essa é apenas uma pequena parte da inteligência do cão.

INTELIGÊNCIA DO CÃO

Novas investigações feitas em centros de pesquisas espalhados pela Europa e Estados Unidos, nos diz que além dos truques básicos e repetições de comando, temos a questão da memória, da atenção, da capacidade de tomar decisões ou solucionar problemas para entender a inteligência dos cães. Segundo cientistas não existem raças mais espertas do que outras, os cães têm perfis individuais de inteligência.

OPINIÃO CIENTÍFICA

Para os cientistas, a inteligência é uma noção complexa que, em geral, costuma ser definida como um conjunto de habilidades para ajudar o indivíduo a tomar melhores decisões. Nos últimos anos, os cientistas conseguiram colocar cães em máquinas de ressonância magnética ou acoplar sensores que conseguem captar sinais cerebrais e comportamentais, que revelaram que a compreensão dos animais é muito mais ampla do que se imaginava. Além de não haver evidencias que esteja relacionada à raça, a inteligência dos cães inclui habilidades sofisticadas como a capacidade de aprender, resolver novos desafios, tomar decisões ou ter independência para resolver seus próprios problemas.

PERFIS CANINOS

A existência de tantas habilidades em cães, segundo os pesquisados, está relacionada ao convívio com o ser humano. Domesticados a partir dos lobos, cerca de 20 ou 15 mil anos atrás, os cachorros foram sendo moldados por nós ao longo da evolução. Aqueles animais que exibiam características mais úteis ao convívio humano, como a capacidade de caçar, pastorear rebanhos, fazer companhia ou defender territórios, foram acolhidos por nós e passaram sua herança adiante.

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Referência: <http://veja.abril.com.br/ciencia/a-nova-inteligencia-dos-caes/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.