fbpx

Hipotireoidismo: o que é, quais os tipos e como tratar?

O hipotireoidismo é um problema bastante abordado nos dias de hoje, seja pela sua grande incidência em humanos, como pela frequência em que acontece em animais. Nos cães, apesar de contar com tratamentos eficientes e rápidos, esta doença ainda é a causa de muito aborrecimento e até descobrir as mudanças do seu pet, o problema já pode ter causado bastantes complicações.

O QUE É TIREOIDE?

Assim como nos seres humanos, a glândula tiroide é responsável pela regulação de diversas funções do corpo dos cães, como o metabolismo, por exemplo. E, quando tem anormalidades funcionais ou estruturais, não exerce funções de maneira adequada e deixa de produzir a quantidade ideal de hormônios necessários para a boa saúde do seu pet e, a partir disso, causando o hipotireoidismo. É importante citarmos que existem três categorias distintas que pode se classificar o hipotireoidismo, são elas:

HIPOTIREOIDISMO PRIMÁRIO

Tido como o tipo mais comum da doença em cães, é resultado da “tireoidite linfocítica” ou da atrofia na glândula tireóide.

HIPOTIREOIDISMO SECUNDÁRIO

Bastante raro em cães, ocorre em função da destruição da hipófise, causando a diminuição da produção de hormônio TSH, responsável pelo estímulo que sintetiza os hormônios da tireoide.

HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO

Raramente diagnosticado em cachorros, tem a deficiência de iodo como uma de suas causas.

PREVENÇÃO

O hipotireoidismo infelizmente não tem como ser prevenido, já que não há controle sobre esse tipo de anormalidade e nem mesmo é possível prever problemas futuros na glândula. Com isso, fica mais fácil entender o quão importante é ficar de olho no seu pet e saber identificar os sintomas do problema, já que o quanto antes identificada mais rápido ela poderá ser tratada, fazendo com o que animal sofra o mínimo possível.

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Referência: <http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/hipotireoidismo-caes/>

você pode gostar também
Tags: , , , ,

Mais postagens semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu