Hidrocefalia é o acúmulo excessivo de liquido no sistema ventricular que atua como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal, resultando em uma dilatação além do normal e pode afetar um lado do cérebro, ou ambos.

Como surge a hidrocefalia?

O problema pode surgir tanto em machos como em fêmeas, mas existe uma predisposição em raças pequenas, sendo elas: Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Maltês, Yorkshire, Cairn Terrier, Bulldog, Poodle Toy, Boston Terrier, Pequinês e Lhasa Apso.

A hidrocefalia pode ser congênita, ou seja, o animalzinho já nasce com a doença, que no caso é mais comum nas raças citadas acima e surge já no primeiro ano de vida, e hidrocefalia adquirida, que pode se manifestar em algum período de vida do pet, ocasionada por infecções, quedas ou pancadas na cabeça e tumores do sistema nervoso.

Como identificar os sintomas?

Para identificar se o seu pet tem Hidrocefalia é importante estar atento aos seguintes sintomas:

Claro que esses sintomas podem indicar algum outro problema, mas já dão motivos para levá-lo ao veterinário. Ele poderá obter um diagnóstico completo através dos exames de ultrassom, raio-X do crânio e tomografia.

A hidrocefalia tem tratamento?

O tratamento dependerá da gravidade do caso, podendo ser feito com medicamentos apenas ou, em casos mais graves, com cirurgia e introdução de um sistema de drenagem através de sonda, sendo que sue objetivo é evitar ou minimizar os danos no cérebro.

Lembrando que, o sucesso do tratamento depende do quão cedo é feito o diagnóstico. Por isso, é importante que os donos fiquem atentos aos sintomas, principalmente com os filhotes e  visite o veterinário sempre que possível.


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]

 


 

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
http://petcare.com.br/blog/hidrocefalia-em-filhotes/
www.encontrospet.com.br/blog/hidrocefalia-em-caes-e-gatos-tratamento/
http://www.revistaveterinaria.com.br/2014/04/28/hidrocefalia-em-pequenos-animais/[/su_spoiler][/su_accordion]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.