Quando uma gata fica grávida, é natural os seus tutores se perguntem sobre como funciona a gestação na prática, especialmente se essa é a primeira ninhada da mamãe peluda!

Assim, vamos tirar as principais dúvidas sobre como funciona a gestação felina e quais são os cuidados com uma gata grávida para que você possa proporcionar uma experiência incrível para essa mais nova mamãe. 

Como funciona a gestação felina

Entre o 8° e o 10° mês de vida, a gata pode experimentar o seu primeiro cio, caso não tenha sido castrada. Durante o seu período fértil – que dura, em média, de 5 a 20 dias -, ela pode acasalar com um macho, vindo a engravidar de sua primeira ninhada. 

Os primeiros sinais de que a gata está prenha é um comportamento mais arisco e evitativo. Com o passar dos dias, também será possível notar que a barriga começa a crescer e os mamilos ficarão mais aparentes, porém para a confirmação é fundamental levá-la ao veterinário nos primeiros sinais de algo diferente. 

Uma dúvida muito comum durante esse período é: “quanto tempo dura a gestação felina?”. Se comparada com a humana, a gestação das gatas é muito mais breve, durando, em média, 65 dias. Apesar de mais breve do que a dos humanos, ela pode ser mais longa do que a das cadelas, por exemplo, que dura em média 63 dias. 

Além disso, muitos tutores se perguntam quantos filhotes a gata grávida pode ter e a resposta é: de 4 a 6 filhotes por gestação. Porém, o número varia de acordo com a  espécie.

Mas uma coisa é certa durante esse período: as gravidinhas devem ser tratadas como verdadeiras rainhas, por isso confira as dicas de cuidados com a gata durante a gestação

Cuidados durante a gestação

Há alguns cuidados que o tutor de uma gata prenha deve tomar para certificar-se que ela terá um período muito tranquilo durante esses dois meses. 

Alimentação: É fundamental consultar um nutricionista veterinário para verificar a necessidade de mudança na dieta da gata, seja em relação a quantidade ou necessidade nutricional. 

Pré-natal: Assim como os humanos, as gatinhas devem passar pelo pré-natal, ou seja, pelo  acompanhamento médico-veterinário para verificar a sua saúde e de seus filhotes periodicamente. 

Conforto: Durante a gradivez, a gata provavelmente passará mais tempo descansando ou dormindo, então é essencial garantir que ela tenha um espaço muito confortável e só seu nesse período.

Comportamento: Quando grávidas, as gatas costumam ser mais ariscas em relação aos seus humanos e outros gatos (não se preocupe, não é nada pessoal!), por conta do instinto de proteção da sua ninhada. Assim, é preciso respeitar esse espaço, não a forçando a nenhum comportamento indesejado. 

O que acontece na hora do parto? 

Depois de cerca de dois meses de gestação é chegada a hora do parto! 

O trabalho de parto pode variar muito de gata para gata, desde 2 a 24 horas. De maneira geral, o tutor do gato deve acompanhar o parto, mas sem interferência, já que no geral as gatas estão preparadas para passarem por essa experiência sem a necessidade de assistência.

Caso note algum sinal de dor, desconforto extremo ou o nascimento muito espaçado entre os filhotes, é fundamental buscar ajuda médica profissional imediatamente para que eles possam avaliar a situação e assisti-la, se necessário. 

Pós-gestação felina

A mais recém mamãe pet irá se encarregar das necessidades dos seus filhotes nas primeiras semanas de vida, como a higiene e a alimentação. Garanta apenas que a mamãe gata e seus filhotes estejam confortáveis, em um lugar tranquilo e que ela tenha acesso a tudo o que precisa ao redor, como potes de comida, água fresca e areia sanitária. 

Consulte o seu médico veterinário para que ele possa avaliar a saúde da gata pós-gestação, recomendando quaisquer adaptações necessárias em sua dieta ou rotina de acordo com cada caso. 

Além disso, ele poderá indicar qual será o melhor momento para a castração da gata e orientar os tutores quanto ao desmame e cuidados dos filhotes.

Para garantir toda a assistência para a mais nova mamãe e seus filhotes, faça hoje mesmo um plano de saúde Dr Pet!

Os conteúdos de saúde oferecidos no blog são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.