Alguns tutores não sabem, mas muitos gatos são surdos e, por incrível que pareça, tem os sentidos tão aguçados que convivem como se tudo estivesse normal! Mas é necessário ao menos saber se seu felino tem alguma deficiência auditiva ou não. É por isso que a Dr. Pet explica porque alguns felinos são surdos.

Branco como a neve

Parece mito, mas não é, os gatos brancos com olhos azuis são surdos! Não todos, mas segundo pesquisas, 80% são. Isso acontece por causa de um gene chamado W ou w. Esse gene na fecundação é dominante sobre a audição e a pelagem. Quando o felino está sendo formado, ele age e a chance dele nascer com problema auditivo é bem grande.

>> Veja também: Sete dicas para cuidar do seu pet em casa

Não estamos falando de albinismo, pois no caso ele é tão forte que não importa a cor dos pais, se tiver o W, nascerá totalmente branco. O mais interessante é que pode acontecer do gato ter audição parcial se os olhos forem um azul e outro de uma cor diferente! O lado do olho azul ficará sem ouvir, enquanto o lado oposto não. Não há muita explicação, sabe-se apenas que é congênito.

Ao lidar com felinos surdos é necessário que se mantenha dentro de casa, pois pode acontecer do pet sofrer algum acidente na rua pela falta desse sentido!

Veja a imagem abaixo retirada do blog “Gatinho Branco” para entender melhor.

Gatos brancos são surdos? - Curiosidades, Gatos

E como eu sei que meu gato é surdo?

Para saber se seu gato é surdo, é possível fazer alguns testes como ligar um aspirador e ver se ele reage, balançar um molho de chaves ou jogar uma bolinha de papel quando ele não estiver olhando, mas é importante ter cuidado, o felino pode sentir o vulto ou a sombra e poderá olhar por conta disso, não por escutar a bolinha cair no chão.

Geralmente os gatos surdos não se assustam com barulhos de fogos, máquinas de lavar, objetos caindo e não atendem quando são chamados, nem viram as orelhas.

Lembre-se de sempre observar o comportamento do seu pet!

 


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]


 

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]http://gatinhobranco.com/?p=2416

https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-o-meu-gato-esta-surdo-7397.html

http://meusanimais.com.br/fatos-surpreendentes-sobre-surdez-nos-gatos-albinos/

http://eusouumgato.com.br/como-saber-se-o-gato-e-surdo/

 http://gatinhobranco.com/?p=2424

[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.