Muitos tutores que são vegetarianos ou veganos tentam impor sua dieta para os seus felinos, mas não se atentam se é possível oferecer uma alimentação vegetariana ou vegana e manter o pet saudável.

A alimentação dos felinos deve ser balanceada quando referente aos nutrientes necessários, sendo assim ela deve incluir carboidratos, lipídeos, proteínas, minerais e vitaminas, cada um com sua quantidade especificada. Sendo que, o nutriente principal da dieta dos gatos é a proteína. Por serem descendentes diretos dos grandes felinos, carregam em seu DNA características genéticas parecidas, o que significa que são carnívoros por natureza e precisam de uma dieta rica em proteína e com pouco carboidrato.

Organismo carnívoro

Além de sua descendência, aspectos físicos e biológicos tornam os gatos aptos a ingerir uma maior quantidade de proteína, sendo que o principal é a sua formação dentária. Os felinos possuem 30 dentes em média, os quais são mais pontiagudos, possibilitando que o felino rasgue e destrinche os alimentos, pela sua dieta ser estritamente carnívora. Outra característica são seus estômagos e intestinos mais curtos, já que não ingerem fibras e carboidratos com frequência.

Taurina não pode faltar

Por uma questão de saúde vemos que a ingestão de carne pelos gatos é essencial. No tecido animal, por exemplo, podem ser encontrados 11 aminoácidos, como a taurina, considerada uma das mais importantes. Até mesmo as rações vegetarianas ou veganas possuem esse aminoácido, já que é indispensável na saúde dos felinos e está presente apenas em alimentos de origem animal. Abaixo veja alguns benefícios desse elemento:

Para que o gato consiga adquirir os aminoácidos , os tutores devem se certificar que as rações oferecidas, tanto a vegetariana como a tradicional, possuem taurina.

Lembrando que o gato não deve se adequar ao estilo alimentar de seus donos e sim ao que seja adequado para sua saúde!

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.