Amamos quando chegamos em casa e nossos gatinhos nos recebem com muito carinho e miados de alegria. Mas, pode ser um problema quando, o que era para ser um comportamento natural, se torna excessivo.

O miado é uma ação natural usada pelos gatos para se comunicar. Quando adultos essa forma de comunicação é direcionado exclusivamente para os humanos, pois gatos que vivem na natureza não miam. Sendo assim, é importante tentar identificar o motivo, que pode até indicar um problema mais grave.

Causas do falatório

A razão dos miados excessivos pode estar relacionada tanto a sua saúde como ao seu comportamento, com isso ele pode ter vários significados. Se estiver estressado, com dor crônica ou aguda, doente, ansioso, incomodado ou com vários desses sentimentos atuando em conjunto. Abaixo alguns dos motivos principais que podem causar essa vocalização excessiva:

Como resolver?

Gatinhos tagarelas podem incomodar além do tutor, os vizinhos, o que pode gerar alguns desconfortos na convivência. Por isso, é importante tentar solucionar o problema, para isso é preciso descobrir a causa do ruído excessivo. O primeiro passo é levá-lo ao veterinário para verificar se há algum problema de saúde. Se estiver saudável, é preciso se atentar ao quesito comportamental.

Se seu gatinho é muito apegado a você e mia muito quando você está fora, por exemplo, precisa se distrair com passatempos, como localizar petiscos escondidos e brinquedos. Para diminuir esse estresse, também é válido o uso de feromônios onde o felino mia. É importante, principalmente na fase adulta, não deixá-lo sem nenhuma atividade, manter um ambiente calmo e sem mudanças bruscas.

Tutores e gatos que já convivem a muito tempo possuem uma certa ligação, que faz com que o tutor “adivinhe” o que o felino quer, o que pode ajudar a evitar o falatório e a controlar os miados, já que você estará se antecipando quanto ao desejo do gatinho.

O que não fazer?

Não dê atenção!  Se o gatinho começar a miar bastante e, em seguida, você dar o que ele quer, ele irá entender que sempre que quiser algo conseguirá através do miado. Não brigue, nem dê bronca ou grite olhando para ele, puni-lo ou fazer algo que o assuste o deixará confuso e não fará com que aprenda a lição.

 


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.