Você foi ao veterinário e ele solicitou que o seu cãozinho realizasse o exame de fosfatase alcalina? O exame mostrou níveis altos? Fique tranquilo! Neste post, iremos abordar um pouco sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas.

O que é fosfatase alcalina?

A fosfatase alcalina é uma enzima, que são proteínas que aceleram a velocidade das reações químicas no nosso organismo. Ajudam na digestão de gordura e também no fortalecimento dos ossos.

Como o diagnóstico é feito?

Os níveis elevados, geralmente estão relacionados a algum problema de saúde, que podem ser tanto patológicos ou fisiológicos.

Primeiro é feito o exame de sangue. Com ele, é possível identificar os níveis da fosfatase alcalina. Porém, só esse exame não é o suficiente, pois os níveis, isoladamente, não servem para diagnosticar o que o cachorro tem.

Veterinária com a mão no pescoço do cachorro, está o analizando
Imagem por shutterstock

Os tutores deverão informar tudo sobre o animal durante a consulta, como o uso de medicamentos, mudanças no comportamento, troca na rotina, etc. Isso ajuda a chegar ao diagnóstico preciso.

Existe alguma forma de tratamento?

Devido à quantidade de fatores que podem elevar o nível de fosfatase alcalina, não é possível afirmar que existe um tratamento específico. Porém, não se preocupe! Com o diagnóstico correto, o veterinário inicia um procedimento médico em função da causa que provocou o aumento.

Cachorrinho beijando rosto de veterinária
Imagem por shutterstock

Por exemplo, se a causa do aumento for diabetes, o veterinário iniciará a aplicação de insulina e uma dieta especial. Já se for hepatite, será administrado antibióticos.

Acima de tudo o ideal é manter suas consultas, exames, vacinações e visitas ao veterinário em dia. A prevenção sempre é o melhor remédio!


O melhor cuidado é a prevenção! 

Simule um plano de saúde da Dr Pet para seu pet.

[contact-form-7 id=”2850″ title=”Simule o plano pet”]

 


[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2019-01-03/fosfatase-alcalina-alta-em-caes.html
https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18546-fosfatase-alcalina-sangue
www.estudopratico.com.br/enzimas-funcoes-e-classificacao/
https://www.peritoanimal.com.br/fosfatase-alcalina-alta-em-caes-22843.html
https://www.todamateria.com.br/enzimas/
[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.