É comum em um check-up rotineiro os médicos veterinários pedirem o exame de urinálise. Por ser considerado simples e bem poderoso, é possível detectar diversas doenças com apenas uma amostra de urina. A urina é o líquido formado pelos rins como resultado da filtração do sangue, portanto, tudo que não foi aproveitado pelo corpo ou faz mal para a saúde vai ser eliminado por ela. O exame é dividido em 3: físico, químico e análise de sedimento.

Na parte física é avaliada o volume (sendo que 10 ml seria o ideal), cor, odor, aspecto e densidade. Já no exame químico detecta e mensura as substâncias. A análise de sedimento é o reconhecimento de células, cilindros e microrganismos contidos nela. É importante que a amostra seja coletada em laboratório, pois com o contato da urina no chão pode alterar o resultado.

Pela cor amarela escura da urina é possível saber se está com febre, desidratação ou inflamação nos rins. A amarela clara significa normal e sem alterações e a urina vermelha é por conta de algum medicamento.

Pelo exame, também é possível detectar se o pet está com hipertireoidismo, pancreatite aguda ou crônica pois é avaliado a glicemia do pet. As causas das alterações também podem ser definidas, como no caso da glicemia, pode ser medo, excitação ou contenção.

Para facilitar a compreensão, preparamos uma tabela explicando o que é avaliado em cada fase. Lembre-se que prevenção é o ideal sempre!

 

Exame Físico Exame Químico Sedimentoscopia
Volume Proteína Elementos
Cor Glicose Cilindros
Odor Corpos cetônicos Células
Aspecto Bilirrubina Cristais
Reação e ph Urobilina Cálculos
Densidade Sais Biliais Muco
Urobinogênio Hemácias
Hemoglobina Leucócitos
Mioglobina Bactérias
Nitrito Espermatozoides
Parasitas

 

Referência: http://labmedvet.blogspot.com.br/2011/09/urinalise.html                            http://www.laboratoriovidda.com.br/informativos/urinalise-como-exame-de-triagem/10                    http://www.santelaboratorio.com.br/urinalise-2/ http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/magnus_urinalise.pdf

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.