Entenda o Estrabismo em gatos!

O Estrabismo é um desvio ocular que prejudica a visão de profundidade e em casos extremos, cegueira. Não é ligada a nenhuma patologia e pode ser secundária a alguns traumas neurológicos como traumatismo craniano, AVC e entre outros.  É uma doença comum nos gatos e no Siamês é um problema genético. Existem dois tipos: o convergente (olhar cruzado, em direção ao nariz) e o divergente (olhar direcionado para os lados).

gato-com-estrabismo

O convergente é o mais comum

Como ocorre o estrabismo?

Para focar em algo, os olhos são movidos por músculos controlados pelo sistema nervoso. Quando ocorre a flacidez desse músculo, o olho é puxado para o lado oposto. Assim, cria-se o estrabismo. Os sinais clínicos são diferenciados dependendo de casa situação:

  • Caso for muscular: Desalinhamento ocular, perda da noção de profundidade (o pet passa a bater a cabeça nos móveis, esbarrar em objetos).
  • Caso for neurológico: tumores, dificuldade para andar e convulsões.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela consulta com médico veterinário oftalmologista, exames de tomografia e ressonância. O tratamento cirúrgico não é recomendado porque só melhora a estética. Caso o estrabismo tenha sito gerado por algum trauma neurológico, o tratamento é feito mediante terapia.

A prevenção é simples: não cruzar gatos estrábicos, pois assim, não gerará filhotes com o mesmo sintoma.

Lembre-se que prevenir é o melhor remédio sempre!

Referências: http://portaldocat.com.br/gatos/saude/estrabismo-em-gatos/ http://clinicasobichos.blogspot.com.br/2015/03/gatos-vesgos.html http://www.ehow.com.br/estrabismo-astigmatismo-gatos-sobre_118479/ https://www.peritoanimal.com.br/estrabismo-em-gatos-21064.html http://portalmelhoresamigos.com.br/meu-gato-e-estrabico-e-agora-o-que-devo-fazer/ http://www.loucosporgatos.com.br/?p=1022 https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/09/estrabismo-nos-animais.html

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


Deixe um comentário