Apesar de existir o mito de que os gatos não amam, já foi comprovado cientificamente que gatos amam sim seus donos, não apenas o lar onde mora, a diferença é que eles têm um jeitinho especial de demonstrar isso. Conheça agora os principais sinais que comprovam que seu gatinho também te ama:

Cabeçadinhas

Receber as cabeçadinhas de seu gato é um sinal de que ele está tentando te marcar, como faz com todos os outros membros de sua família, o olfato é um dos sentidos mais importantes para o felino, por isso deixar seu cheiro por toda casa e no seu dono é uma forma de identificação de seu território.

Ronronar

O famoso ronronar do gato é um sinal de amor sim, esse som que é exclusivamente da espécie pode ter diferentes significados, mas quando ele ronrona em sua presença pode significar afeto. Eles aprendem isso ainda filhotes, pois a mamãe gata utiliza o ronronar para que os gatinhos consigam a localizar, já que eles não enxergam com poucos dias de vida.

>>Veja também: meu gato é antissocial, o que devo fazer?

Seguir o dono por toda parte

Desde te seguir até a cozinha e deitar em algum lugar estratégico, até te seguir quando você vai ao banheiro, isso é um sinal que seu gatinho te adora! Os gatos possuem o instinto de querer ficar perto do seu grupo, então isso significa que ele te considera do grupo dele, e isso vindo de um felino é muito valioso.

Dormir em roupas usadas

Mesmo que às vezes não seja o lugar mais confortável, os gatos tendem a dormir em cima de roupas usadas, pois os felinos não buscam necessariamente conforto, mas sim um ambiente que se possam se sentir seguros de outras criaturas e, além disso, ainda pode dormir com o odor do grupo.

>>Veja também: meu gato parou de comer, o que devo fazer?

Estabelecer contato visual

O gato te olhar nos olhos é um ótimo sinal, pois é uma forma de demonstrar carinho, para retribuir o gesto, olhe para seu felino com os olhos semicerrados e pisque repetidas vezes, isso pode o acalmar e ele interpreta isso como um gesto amigável.

________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais sobre o Mundo Pet?

Assine a nossa newsletter.

[hubspot type=form portal=6241506 id=154db7de-8fde-495d-a354-f38601ef2eb1]

Referência: Revista Pulo do Gato, Ed. Especial, pág 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.